“Acessibilidade” é o tema do próximo Ciência e Cultura, vamos brincar?

“Acessibilidade” é o tema do próximo Ciência e Cultura, vamos brincar?

21 de abril de 2021 Off Por Danielsuzumura
Compartilhar

Aspectos de áudiodescrição são novidade do episódio

A primeira lei totalmente voltada à acessibilidade foi concebida há cerca de 20 anos  – datada de 19 de dezembro de 2000. É a  Lei Nº 10.098, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Segundo o último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao menos 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. Isso representa quase 25% da população – uma parcela significativa, que deixa clara a urgência de discussões sobre acessibilidade.

E este é o tema do nono episódio do Programa Ciência e Cultura, vamos brincar?: acessibilidade. Wil Namen, físico que representa o Nós Somos a Ciência, entrevista Kátia Ferraz Ferreira. Ela é consultora credenciada pelo Instituto de Gestão Organizacional e Tecnologia Aplicada – IGETEC em educação e inclusão social, com atuação principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, sociedade civil e ong. Kátia também é consultora da VIA ACESSÍVEL Ltda e coordenadora da Rede Mineira de Tecnologia Assistiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do Estado de Minas Gerais.

A Cia. Bola de Meia traz a contação de uma história: Diário da Pandemia. Com música e ludicidade, a história de uma nova amizade que chega à vizinhança mostra a acessibilidade através do olhar genuíno das crianças.

O Programa WASH, por sua vez, revela que a educação inclusiva – e universal – é uma realidade cada vez mais possível às salas de aulas. Apresentar o projeto da Professora Raquel Maldonado, do Instituto Federal de São Paulo – Câmpus de Jacareí, que, com a bolsista do Programa WASH,  Mariana Leite, produz games em scratch para reforçar o conteúdo das aulas com seus alunos surdos. Mostra, também, o projeto do ex-bolsista do Programa WASH, hoje educador, Felipe Cané, que desenvolveu uma técnica tátil no ensino do Teorema de Pitágoras, na Matemática, para alunos cegos do Ensino Fundamental.

Desde o início, a proposta do Ciência e Cultura, vamos brincar? é a de ser acessível e inclusivo e, por isso, cada episódio recebe legendagem e conta com a tradução em Libras, a língua brasileira de sinais. Este episódio marca mais um avanço em busca da acessibilidade. Com o auxílio de Jefferson Rodrigues, comunicólogo e consultor voluntário em acessibilidade, e da jornalista e voluntária Lisley Silvério, os roteiros passam a incluir aspectos da áudiodescrição para contemplar, de forma mais abrangente, os deficientes visuais.

O Ciência e Cultura, vamos brincar? é uma coprodução do Programa WASH, do Movimento Nós Somos a Ciência e da Cia. Cultural Bola de Meia. A proposta é  popularizar a ciência, estimular a cultura científica, com arte, diversão, tecnologia  e comunicação para todo o público, ainda que o público prioritário sejam as crianças e adolescentes. Ele é transmitido para 175 países pelo VRT Channel.

Assista pelo canal do Programa WASH, no YouTube

Episódios anteriores estão disponíveis no YouTube: Os episódios 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 do Projeto podem ser assistidos no canal do Programa WASH, no YouTube. Se você não acompanhou, vale a pena conferir! Aproveite e inscreva-se no nosso canal!

Serviço: Acessibilidade – Lançamento do episódio 9 do programa Ciência e Cultura, vamos brincar?

Quando: 24 de abril, às 16h

Onde: pelo canal do Programa WASH, no YouTube

Contato: Wil Namen, editor e diretor do programa, (11) 97458.8290.


Compartilhar