Depois de arrecadar 1,5 tonelada de alimentos este ano, a corrida tem sua segunda edição confirmada para 2026, em Aquidauana/MSA 1ª Corrida do Agro entrou para a história de Campo Grande ao reunir cerca de 800 corredores e suas famílias em uma experiência esportiva e imersiva dentro da Embrapa Gado de Corte, na manhã deste domingo (23).
O evento, realizado pela Novilho Precoce MS em parceria com a Embrapa e em comemoração aos 50 anos da unidade de pesquisa, consolidou-se como um marco na conexão entre o meio urbano e o setor agropecuário.
A largada aconteceu pontualmente às 6h30, com os participantes percorrendo trajetos de 2 km, 5 km e 10 km entre as instalações da Embrapa.
“O agro é feito de pessoas e histórias que impulsionam o Brasil, 15% da população do Brasil é do Agro. Trazer a corrida para dentro da Embrapa Gado de Corte foi uma maneira de mostrar, na prática, como o setor alia inovação, sustentabilidade e qualidade de vida. Nós temos sempre que ter olhos para a saúde, a saúde tem que ter cuidado, e o agro é isso: é saúde, é acordar cedo, exercitar e produzir alimentos para o mundo todo. Ver tantas pessoas participando e vivenciando essa experiência é motivo de grande orgulho para nós”, destacou Rafael Gratão, presidente da Novilho Precoce MS. O grande diferencial da corrida foi justamente a premiação: os cinco primeiros colocados das categorias masculina e feminina foram contemplados com prêmios convertidos em arrobas de boi. Os vencedores receberam, respectivamente, o equivalente a 4, 3, 2 e 1 arroba de boi, além de troféus e medalhas. Além da experiência esportiva, a corrida também teve um impacto social significativo. Durante a entrega dos kits, foram arrecadadas 1,5 toneladas de alimentos, que serão destinadas a cinco instituições beneficentes de Mato Grosso do Sul.

Na prova de 10K Masculino, o grande vencedor foi Maurinaldo dos Santos.
Em segundo lugar ficou o para-atleta Yeltsin Francisco, seguido por Agnaldo Moura de Menezes. Valdeni Moreira garantiu a quarta posição, e Liniker Saravy Gomes completou o top 5.
No 10K Feminino, a campeã foi Adriely Barbosa de Oliveira, seguida por Eliane da Rocha em segundo lugar e Rosinha Conceição em terceiro.
Noemi de Carvalho Silva terminou na quarta posição, e Bruna Ianhez fechou o pódio na quinta colocação.Na prova de 5K Masculino, o campeão foi Alan Ferreira, com Jackson Marlon Brum em segundo lugar e João Augusto Neves em terceiro. Bruno Alves Silva ficou com a quarta posição, e Marcos Silva completou o top 5.Já no 5K Feminino, a grande vencedora foi Andreia Rocha, seguida por Jéssica de Oliveira do Prado e Patrícia de Oliveira Alves. Bruna dos Santos terminou na quarta posição, e Luciana Santos ficou com o quinto lugar.
A influenciadora Bruna Ianhez, reconhecida no cenário nacional da corrida de rua, participou do evento e destacou a experiência de correr no campo.
“Quatro pontos de hidratação em uma corrida de 10 km foi sensacional, tudo muito bem sinalizado, a medalha linda, a energia, o berrante na hora da largada foi muito especial.
Então, estar aqui podendo levar um pouco dessa cultura para o resto do Brasil é uma honra, e quem sabe eu estou aqui na próxima.”Já Mônica Riedel, primeira-dama do Estado e adepta do esporte, reforçou a importância da iniciativa para a população urbana de Mato Grosso do Sul.
“Somos um Estado predominantemente do Agro, então uma corrida do setor nesse momento, em que as pessoas estão preocupadas com a qualidade de vida, é uma ligação muito bacana. Que seja a primeira de muitas! Eu sou corredora e unir as duas coisas é muito gratificante.”
Para além da prova esportiva, o evento contou com uma programação diversificada, incluindo o “Espaço Clube Agrinho”, do Sistema Famasul/Senar MS, onde crianças participaram de atividades educativas sobre o campo, e uma feira de produtores rurais atendidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/MS.
O público também aproveitou as opções gastronômicas dos food trucks e da kombi de chopp, além de shows musicais e apresentação do DJ TGB.Antônio Nascimento Rosa (Toti), chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, celebrou a oportunidade de abrir as portas da unidade para o grande público, reforçando o impacto positivo da pesquisa agropecuária para o Brasil.
“É uma alegria muito grande. Muitas pessoas conhecem a importância do agro, mas poucas têm a oportunidade de vivenciá-lo de perto.
Esse evento foi um grande passo para aproximar a sociedade do trabalho desenvolvido aqui e pelo setor de uma forma geral.
”A 1ª Corrida do Agro foi realizada com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, do Sistema Famasul e de patrocinadores como o Senar/MS, Dot Digital Group, entre outros.
Com a repercussão positiva e grande adesão do público, os organizadores já lançaram a segunda edição da Corrida do Agro, que deve acontecer em 2026 durante a Pantanal Tech, na cidade de Aquidauana/MS, portal do Pantanal.

Arquivos relacionados com o release

Download do arquivo
Visualize online

Download do arquivo
Visualize online