Agronegócio conclui reuniões para formalização da gestão da Central de Comercialização da Agricultura Familiar

23 de maio de 2022 Off Por Ray Santos
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A equipe de Agronegócio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) encerrou, na última quinta-feira (19), o ciclo de reuniões com associações de produtores rurais da agricultura familiar de Três Lagoas.

Os encontros foram realizados nas próprias associações, com objetivo de conhecer a realidade atual desses produtores e convidá-los a participar da gestão administrativa da futura Central de Comercialização da Agricultura Familiar (CEAFAM).

A equipe foi a campo e levou toda a metodologia aos associados e produtores dos Assentamentos 20 de Março, Pontal do Faia, Palmeira, Cinturão Verde, Asprofolha, Asprocampo, Cooperams – Fazenda Urbana, Centro Rural de Arapuá.

Conforme a diretora de Agronegócio, Amanda Pivotto, durante as reuniões “nós apresentamos o modelo de administração que deve ser o alicerce para o abastecimento e distribuição da Central de Comercialização. A ideia é formar uma cooperativa que trabalhe em acordo com as associações, alinhando preços, qualidade e quantidade de produtos, respeitando o tempo de produção e a variedade ofertada por cada associação”, explicou.

Para o secretário da Pasta, José Mauro De Grandi Junior, as reuniões foram positivas e a formação de uma cooperativa é uma excelente oportunidade para o pequeno produtor rural e a comunidade em geral.

“A administração pública está exercendo um papel de mediador entre o produtor, produto e consumidor, sendo que com a estrutura e localização da Central de Comercialização, eles terão um centro de entrega de sua produção, trazendo o interesse de empresas, restaurantes, escolas e o cidadão em concentrar suas compras com produtos 100% saudáveis, preços atrativos e variedade. O modelo de gestão de cooperativismo é o caminho ideal para alavancar a agricultura familiar de Três Lagoas”, detalhou.

O Presidente da Asprofolha, Marcelo Vieira Yamamoto, aprovou o projeto e considerou uma grande vantagem para as associações “porque além do respaldo que sempre temos do Departamento de Agronegócio, este sistema ajuda a escoar nossa safra, centralizando a venda num local apropriado, colaborando com a nossa economia de tempo, gastos de entrega e demanda. Agora resta alinhar com as outras associações um modo de trabalho que fique bom pra todos”, disse.

A próxima etapa da formalização do futuro modelo gestor da Central de Abastecimento, segundo o secretário, é fazer uma reunião geral com todas as associações e seus participantes para explicar de modo geral como será esse trabalho e já definir o estatuto e direção da cooperativa.

Neste projeto, o Departamento de Agronegócio conta com a parceria do Sindicato Rural, Empresa Suzano, através do Instituto Simbiose, AGRAER e SENAR.

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Fotos: Divulgação


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