Imagem: Vinicius Lourenço/Câmara dos Deputados
O Governo Federal, anunciou na última quinta-feira (20) a suspensão da abertura de novas linhas de financiamento para o Agronegócio, medida que irá gerar manifestação de parlamentares da oposição no Congresso Nacional. Quem garante a represália à essa alternativa é o vice-líder do PL na Câmara dos Deputados, Marcos Pollon.
“Nós não merecemos mais esse abuso. Além de produtor rural, sou deputado federal e nessa semana que vem vamos nos reunir na FPA (Frente Parlamentar do Agronegócio). Para avaliar esse assunto e impedir mais esse ataque à classe produtiva”, avisou o parlamentar
A decisão foi veiculada pelo Ofício Circular 282/2025, do Ministério da Fazenda, por meio da Coordenação-Geral de Operações Fiscais da Subsecretaria de Gestao Fiscal do órgão. Ao todo, 25 instituições financeiras ligadas ao Plano Safra foram avisadas da situação, que deve afetar milhões de empresários do Agronegócio questões dependem do crédito subsidiado para operações de custeio ou de expansão de negócio rural.
“Com certeza afeta sensivelmente a alocação de recursos programada ao próximo ciclo agrícola. Quem perde mais uma vez é o brasileiro que trabalha e alavanca a economia, tudo por conta da política. Devido, é claro, a um ‘Desgoverno’ que atua de forma desordenada e iresponsável nos gastos públicos. Por isso vamos nos mobilizar no Congresso Nacional, Câmara e Senado com o nosso grupo”, explica Pollon sobre a articulação em curso da bancada ruralista de deputados federais e senadores quanto à demanda.
Assessoria