Agronegócio, SENAR e OCB-MS promovem palestra sobre cooperativismo para produtores da Agricultura Familiar de Três Lagoas

20 de fevereiro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Na manhã desta quinta-feira (17), produtores inseridos no programa da Agricultura Familiar da região de Três Lagoas participaram de uma palestra sobre cooperativismo no Sindicato Rural. O evento foi organizado pelo Departamento de Agronegócio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), em parceria com o SENAR – MS, com intuito de fomentar a formação de cooperativas em prol da produção de hortifrutigranjeiros no Município.

Conforme a diretora de Agronegócio, Amanda Pivotto, um dos objetivos é a oferta destes alimentos na Central de Comercialização da Agricultura Familiar, que está em fase final de construção.

“Com a obra quase finalizada, estamos montando a gestão da CCAF e pensando nisto, convidamos a Organização de Cooperativas Brasileiras do Estado (OCB – MS) para explanar o assunto e incentivar estes produtores a aderir ao cooperativismo, trabalhando em união para benefício de todos e dar volume ao abastecimento de alimentos na CCAF”, explicou.

A palestra foi ministrada pelo analista de monitoramento da OCB-MS, Paulo Marcos dos Reis, que exemplificou a metodologia e missão das cooperativas e apresentou as vantagens em nossa região.

“Três Lagoas possui diversas entidades e a Administração Municipal parceiras do pequeno produtor rural, porém, o cooperativismo pode abrir portas em todos os sentidos, pautando como princípio os objetivos sociais e econômicos em comum, confiabilidade e união. Neste encontro, pretendemos despertar o interesse e a possibilidade dos participantes em aderir a este tipo de trabalho e beneficiar cada vez mais a agricultura familiar”, disse.

A OCB-MS é integrada ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) do Sistema S. A instituição oferece atividades de capacitação, monitoramento, cursos e promoção social para diversas cooperativas de Mato Grosso do Sul.

O agricultor Marcelo Vieira Yamamoto participou da palestra e demonstrou motivação, “sendo que estamos aprendendo como montar uma cooperativa, unindo as associações para dar forma ao projeto da CCAF. Temos o respaldo do prefeito Angelo Guerreiro e da SEMEA, com todo o apoio que nos prestam e, com tudo que for discutido aqui, espero que haja união e reforço ao trabalho do produtor rural de Três Lagoas”.

O secretário da pasta, Celso Yamaguti, esteve presente, agradeceu a parceria da OCB-MS e enfatizou a importância da união com entidades para fortalecer a agricultura local.

“Temos diversos serviços à disposição do pequeno produtor rural, sendo estes uma bandeira da Gestão Atual, além de parceiros importantes como a AGRAER, SENAR-MS, SEBRAE, SIMBIOSE e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Especialmente quero agradecer ao apoio do Sindicato Rural em nossas atividades, hoje com o espaço e todo o suporte. Gratidão a todos”, finalizou.

uc?export=download&id=1-cRBwqxrk3H3ddufPhHbusrsLIUmVV38&revid=0B5eNSletlMHQQlZBTUhwclEwOGJWaVREeU5yMDZoOTF2SGc4PQ

Fotos: Divulgação


Compartilhar