Alta nas ocupações e baixa disponibilidade: o turismo nas principais cidades do Brasil no carnaval 2022

25 de fevereiro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Quem nunca participou ou já teve vontade de pular carnaval pelas ruas das grandes cidades do Brasil? O evento costuma fazer com que milhares de viajantes atravessem o país para aproveitar o período em determinadas cidades, mas também atrai visitantes de todo o mundo, especialmente de nossos vizinhos da América do Sul, Estados Unidos e Europa. Mas em tempos de pandemia, com o carnaval de rua cancelado em boa parte das capitais brasileiras, será que muita gente ainda vai pegar estrada ou um avião para aproveitar o carnaval em outro lugar? A resposta é sim!

Isso ocorre principalmente porque todos querem dar um tempo da correria do dia a dia, e um feriado prolongado como o carnaval é o melhor momento para isso. O movimento, apesar de menor quando comparado a anos pré-Covid, já atingiu patamares elevados e tende a continuar subindo nos próximos feriados nacionais.

Ocupação nas grandes cidades do Brasil

Na quinta-feira (24), a Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) divulgou que cerca de 80% da rede hoteleira do município do Rio de Janeiro está reservada para o último fim de semana de fevereiro. Regiões como Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e São Conrado estão com a ocupação ainda mais alta, próxima dos 90%. Já no interior do estado, a média é de 78% dos quartos reservados, porém, Arraial do Cabo, um dos principais pontos turísticos do litoral brasileiro, registra números superiores a 95%. Paraty, em segundo lugar, tem 90% de ocupação.

AFPuPMnuwE7-trpE0SXrCf2S-m2TyurIDgNnzoVo4MIoaYiG-mKXSIQRpdvCJfEkO_ce8cAZbm0IjXf6MkHKex8fAYzm_HK9vwmaiYIfpxnL5rji68EWkdtMMW2qArg-1g

Já em alguns pontos turísticos do estado da Bahia, a ocupação deve atingir os 100% durante o carnaval deste ano. É o caso de locais como a Mata de São João, Morro de São Paulo e Chapada Diamantina, segundo a ABIH. Já para a capital Salvador, a estimativa é de que as reservas atinjam em torno de 80%.

Um pouco mais ao norte do estado da Bahia, no Ceará, a previsão da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor) é de que a ocupação em Fortaleza chegue a 75% neste ano, número que subiu 30 pontos percentuais em relação ao registrado no carnaval de 2021.

Grandes destinos turísticos no carnaval, cidades como Maceió, Florianópolis e Ubatuba, no litoral de São Paulo, têm previsão de ocupação superior aos 80% neste ano, segundo associações locais. Nesta última, por exemplo, não há mais disponibilidade para quem procura casas e apartamentos de frente para o mar.

UQdxiCq8tXGeX7vJthVTQpNOi6qnd8awJkG3QYZgelJU6EtRjm3VNFpwJtUZeeIY_M1irczTiJiGcDNSWKjLnx7B0ota6Cay5x-gdHaahevh9gFy3tfiAF4jBgF9FO0Uhg

Cuidado também no carnaval

Durante os dias de carnaval, é preciso lembrar-se também dos cuidados contra a Covid-19. Cada cidade possui suas próprias regras e limitações, porém, no geral, é importante evitar locais fechados e com muitas pessoas, além de, sempre que possível, utilizar máscara e higienizar as mãos com álcool em gel. Ter o esquema vacinal completo também é fundamental para curtir esse período com mais tranquilidade, onde quer que você esteja.

Ainda dá tempo de encontrar um aluguel de temporada ideal para curtir o carnaval com a sua família, ou então comece agora mesmo a programar sua próxima viagem! No Casa Temporada você encontra milhares de casas e apartamentos para aluguel de temporada em todo o Brasil, em qualquer época do ano.

P97TlOhZ6zUIoYa1rDDTbdPQVR2AbpYbZ69pBIHnSNMoX-tEJOB0owmaFVPv3IbhvBcY5i7dxkNVv1u3Zl-Jpy1UZF_zYLwSAGBOp_JIaZVy7wsostFtKNVTLDtr8a_IJw

Casas Temporada


Compartilhar