Aluno do Ismart teve a melhor nota do ENEM e foi aprovado em cinco universidades para Medicina
Foto: Divulgação

Aluno do Ismart teve a melhor nota do ENEM e foi aprovado em cinco universidades para Medicina

27 de maio de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

USP, UFMG, UNESP, FAMERP, Santa Casa, além de Engenharia na PUC. Entidade está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo até o final deste mês

São Paulo, maio de 2024 – O curso de Medicina é o sonho de muitos jovens na hora de escolher uma carreira, o que acaba levando a uma concorrência alta, com poucas chances de ingresso, ainda mais quando se trata de um estudante de origem humilde. Mas o aluno do Ismart, Matheus Oliveira, de 18 anos, provou que estudando é possível transformar essa realidade. Ele passou em cinco universidades para Medicina, entre elas a Universidade São Paulo (USP), a mais concorrida do país e foi a nota mais alta do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2024). As outras são: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), Santa Casa de São Paulo, além da Pontifícia Universidade Católica (PUC), onde passou para Engenharia. 

Matheus nasceu em São José do Campos (SP), é o mais velho de três irmãos, o pai é contador e a mãe é profissional do lar. Sempre estudou em escola pública e relata condições de ensino precárias nas instituições por onde passou. “Não tive aulas de matemática durante todo o 6º ano do Ensino Fundamental, por falta de professor”, comenta. Entretanto, quando se interessava por algo, se dedicava muito. “No 7º ano do Ensino Fundamental, ganhei uma Olimpíada de Matemática, mesmo tendo ficado um ano sem aula”, diz. 

O menino conheceu o Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart) em 2018, quando estava no 7º ano do Ensino Fundamental. Em 2019, após passar pelo Processo Seletivo Ismart, ingressou no Programa Alicerce (se destina a estudantes de baixa renda que estejam cursando o 7º ano do Ensino Fundamental), fazia aulas no contraturno da escola regular e isso o possibilitou ingressar em uma escola de excelência no Ensino Médio.

“A partir do momento que entrei, descobri inúmeras possibilidades, percebi que tudo só dependia do meu esforço, e isso me motivou a ir atrás de outras coisas, como o sonho de cursar Medicina”, destaca. 

Segundo ele, entrar no Ismart o fez mudar completamente a forma de pensar. “Sou de uma família bem pobre, fazer faculdade era algo distante e ninguém pensava nisso. Agora, os meus irmãos estão mais interessados e estudando. Além deles, já influenciei alguns amigos a estudarem para conseguir realizar sonhos”, completa. 

Os programas do Ismart

Os estudantes podem entrar no Ismart por meio de três programas: o Alicerce, o Bolsa Talento e o Ismart Online. Conheça cada um deles. 

O Processo Seletivo para o Programa Alicerce se destina a estudantes de baixa renda que estejam cursando o 7º ano do Ensino Fundamental. Os aprovados no Processo Seletivo ingressam no curso preparatório que tem a duração de dois anos (8º e 9º anos) e acontece no contraturno escolar em uma das escolas particulares de excelência, parceiras do Ismart, além de participarem do programa de desenvolvimento com acompanhamento da equipe do Ismart. Ao final do 9º ano, os estudantes do Alicerce podem ingressar como alunos regulares na escola parceira com 100% de bolsa de estudo no Ensino Médio. Além do preparatório gratuito, o Ismart oferece material escolar, transporte, alimentação e uniforme durante toda a sua jornada de forma gratuita.

O Programa Bolsa Talento é voltado aos candidatos do 9º ano do Ensino Fundamental. Os aprovados terão a oportunidade de ingressar em colégios particulares parceiros do Ismart para cursar o Ensino Médio com bolsa de estudos integral, receberão material escolar, transporte e alimentação, além de participarem de um programa de desenvolvimento pessoal e orientação profissional e terem acompanhamento especializado individual. 

Programa Ismart Online também é uma possibilidade

O Processo Seletivo para o Ismart Online é para alunos de baixa renda que estejam cursando o 7º ano do Ensino Fundamental.  Ao ingressar no Ismart Online, os jovens têm acesso a uma plataforma online e gratuita de estudos que conta com aulas de Português, Matemática e Redação, além de tutoria individual, programas de desenvolvimento, formações presenciais e acesso às melhores oportunidades no Ensino Médio.

É o caso da Heloísa Brito da Cruz, que ingressou no Ismart Online em 2021, e foi aprovada no curso de Engenharia Elétrica, na Universidade São Paulo (USP) . Adepta a sempre explorar, Heloisa encontrou no Ismart uma forma de desafiar sua capacidade de equilibrar compromissos ao se envolver em uma série de atividades escolares como a organização de uma chapa estudantil, curso voltado para área tech e projetos comunitários com foco em arte e cultura. 

Após realizar seu grande sonho de entrar em uma universidade conceituada com a aprovação na USP, o desafio agora é ser uma das poucas mulheres na sala de aula. No entanto, isso não a impede de continuar buscando oportunidades de aprendizado e crescimento.

Já Gabriel Moreira, aluno do Ismart Online desde 2021, enxerga na instituição a grande responsável por ele ser hoje aluno do Insper. De origem humilde, a mãe é vendedora e o pai aposentado, Gabriel sempre teve o apoio da família o que o motivou a ser cada vez mais dedicado em suas atividades.. Aproveitou ao máximo as chances que apareceram e foi aprovado em quatro universidades com o apoio do Ismart: PUC, INTELI, INSPER e CEFET. “Meu objetivo sempre foi estudar no INSPER e graças ao Ismart, consegui alacançar”, completa. 

Construa um futuro com o Ismart 

Para quem sonha com um futuro brilhante, seja no exterior ou no Brasil, o Ismart está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de estudantes talentosos de baixa renda que estejam cursando atualmente o 7º ou 9º ano do Ensino Fundamental. São muitas oportunidades para os três programas da instituição: Ismart Online, Alicerce e Bolsa Talento. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site. Processo Seletivo Ismart 2025 – Bolsas de estudos e desenvolvimento

O Brasil com o Ismart 

O ano de 2024 é um marco na história do Ismart: o Instituto completa 25 anos sempre com a missão de identificar jovens talentos de baixa renda familiar e alto desempenho escolar e oferecer acesso a programas de desenvolvimento pessoal até o final da faculdade, garantindo que eles ingressem no mercado de trabalho em posições de destaque. São mais de 3 mil bolsistas beneficiados, mais de 90% de aprovação nos principais vestibulares do Brasil. Além disso, pelo menos metade dos graduados que passaram pelo Ismart estão em posições de destaque no mercado de trabalho atualmente.

Sobre o Ismart

O Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos, Ismart, é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada em 1999, que identifica jovens talentos de baixa renda e concede bolsas de estudos presenciais e online, além de promover iniciativas de apoio ao desenvolvimento pessoal e acadêmico que podem durar até o fim da graduação. Atualmente, o Ismart está presente nas cidades de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Cotia (SP), Sorocaba (SP), São José dos Campos (SP) e São Paulo (SP). 

A missão do Ismart é concretizar o potencial desses jovens para que, no futuro, possam ocupar posições de destaque no mercado de trabalho. Em 2024, o Ismart completa 25 anos inspirando e promovendo a cultura do esforço e do protagonismo entre jovens talentos de baixa renda, o que se traduz em números: mais de 8 mil bolsistas beneficiados, mais de 80% de aprovação nos principais vestibulares do Brasil, mais de 1 mil são universitários no Brasil e no mundo e mais de 550 estão graduados. 

Agência Bowie


Compartilhar