Amanco Wavin esclarece mitos e verdades sobre entupimento de encanamentos
Foto: Unsplash

Amanco Wavin esclarece mitos e verdades sobre entupimento de encanamentos

6 de março de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Dicas ajudam o consumidor a não cometer equívocos na hora de cuidar da manutenção das tubulações

São Paulo, 06 de março de 2024 – Presente nas mais diversas construções e na infraestrutura das cidades, o encanamento é um sistema que desempenha um papel diverso e importante. Essa estrutura promove não só o transporte, armazenamento, captação e escoamento de fluidos, mas também atua na manutenção da saúde e bem-estar da população, garantindo a qualidade da água em sistemas de saneamento, por exemplo.

Sabendo disso, é preciso ter em mente que a manutenção das tubulações é um ponto de atenção, especialmente em relação às causas do entupimento dessas estruturas. Para reforçar o tema durante o mês do encanamento, Ricardo Faulin, Gerente de produtos da Amanco Wavin, esclarece mitos e verdades sobre o assunto.

– Água quente desentope tubulações com gordura

Parcialmente verdade. Apesar de água quente ajudar no derretimento de gordura, a alta temperatura pode prejudicar a tubulação e, com o tempo, pode trazer problemas maiores como vazamentos, por exemplo. Além disso, o uso da água quente pode não ser efetivo, pois a gordura derretida em um ponto pode voltar a se solidificar em outro ponto posterior.

Como solução caseira, uma alternativa de manutenção é o despejo regular de água morna com detergente nos ralos e pias. Para entupimentos graves, o ideal é contar com o auxílio de serviços especializados.

– Descarga com água sanitária limpa as tubulações

Não é bem assim. A água sanitária é um excelente desinfectante, porém pouco efetivo quando considerado para limpeza de tubos. O seu uso regular é mais recomendado em caixas, ralos e acessórios que acumulam água para evitar a proliferação de microorganismos nocivos e, até mesmo, a criação de mosquito da dengue.

– Produtos químicos fortes são efetivos.

Parcialmente verdade. Alguns produtos químicos podem, de fato, contribuir para a desobstrução de tubulações. Porém, podem ser tão agressivos que, além de eliminar o que está interferindo na passagem de água ou esgoto, podem também danificar as tubulações.

– Borra de café entope a tubulação

Verdade. A borra de café descartada na pia pode, com o tempo, agregar e acumular na gordura existente da tubulação e obstruir a passagem da água e esgoto. Em cozinhas residenciais esse processo pode levar mais tempo do que em cozinhas profissionais onde o uso pode ser maior. De qualquer forma, o ideal é que o descarte da borra de café seja direcionado para o lixo, ou outros fins, como em vasos de plantas, por exemplo.

– A caixa de gordura é o item ideal para não entupir tubulações

 Verdade. A caixa de gordura é um acessório essencial e indispensável para impedir que resíduos e gorduras que provenientes do uso da pia possam se sedimentar ao longo das tubulações, causando entupimentos.

Mito ou verdade bônus:

– A Amanco Wavin foi a primeira empresa a do mundo a criar tubulação de pressão de PVC?

Verdade. Isso aconteceu em 1955, em Zwolle, na Holanda. Hoje, a Wavin está presente em mais de 40 países e é líder na fabricação e no fornecimento de tubulações plásticas. Amanco Wavin não apenas foi a precursora dos sistemas de tubulação de pressão em PVC como continua oferecendo soluções de altíssima qualidade com base no material, para as mais diversas utilizações prediais e industriais.

Sobre a Amanco Wavin

A Amanco Wavin (amancowavin.com.br) é uma das marcas comerciais da Orbia. Lançada em 2006 no Brasil, a Amanco Wavin tem o propósito de cooperar para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento saudável e sustentável da sociedade, fabricando produtos inovadores e com alto padrão de qualidade. A marca atua nos mercados predial, industrial, de infraestrutura e de agronegócio. Mais informações em https://www.wavin.com/pt-br 

Construção e Infraestrutura  

O negócio de Construção e Infraestrutura da Orbia é fornecedor de soluções inovadoras. Apoiado por mais de 60 anos de experiência em desenvolvimento de produtos, o grupo de negócios tem como objetivo construir ambientes saudáveis e sustentáveis para as pessoas. Seja para melhorar a distribuição de água potável, para tornar o saneamento acessível a todos, para criar cidades resilientes ao clima ou melhorar o desempenho da construção, a unidade de negócio colabora com líderes municipais, engenheiros, empreiteiros e instaladores para ajudar comunidades, edifícios e casas a se prepararem para o futuro.  O negócio de Construção e Infraestrutura tem mais de 12 mil colaboradores em cerca de 65 locais de produção no mundo, atendendo a mais de 80 países por meio de uma rede global de vendas e distribuição.  

Sobre a Orbia 

A Orbia é uma empresa movida por um propósito compartilhado: melhorar a vida ao redor do mundo. A Orbia atua nos setores de Soluções de Polímeros, Construção e Infraestrutura, Agricultura de Precisão, Soluções de Conectividade e Soluções Fluoradas. Os cinco grupos empresariais da Orbia têm foco coletivo na expansão do acesso à saúde e ao bem-estar, reinventando o futuro das cidades e casas, garantindo a segurança alimentar e hídrica, conectando as comunidades à informação e acelerando a economia circular com materiais básicos e avançados, produtos especiais e soluções inovadoras. A empresa tem um time global com mais de 23 mil colaboradores, atividades comerciais em mais de 110 países e operações em mais de 50, com sedes globais em Boston, Cidade do México, Amsterdã e Tel Aviv. A empresa gerou US$ 9,6 bilhões em receita em 2022. Para saber mais, visite orbia.com.  

Ketchum


Compartilhar