Análise de Mídia – 28_10

30 de outubro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Análise de Mídia – 28_10

– Canal Rural destaca que a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado aprovou nessa quinta-feira (27) quatro emendas ao projeto da Lei Orçamentária de 2023 (PLN 32/2022). As sugestões somam mais de R$ 2 bilhões para as áreas de seguro rural, defesa agropecuária, assentamentos rurais e desenvolvimento de tecnologias.

Leia +: https://bit.ly/3TJTvRr

– Valor Econômico divulga que a conectividade por meio do 5G e a internet das coisas (IoT) no campo trarão avanços que vão além do aumento da produtividade e da agricultura de precisão. Estudos de caso já realizados mostram que os benefícios se estendem à redução de fungicidas e de herbicidas na lavoura, redução no volume de irrigações e energia elétrica, redução das emissões de gases, além da alta da produção.

Leia +: http://glo.bo/3WalQSL

– Broadcast Agro, do Estadão, cita que treze entidades do setor de biocombustíveis da Argentina, Brasil, Colômbia, Paraguai e Uruguai assinaram nesta quinta-feira um Manifesto em Defesa dos Biocombustíveis. O documento solicita que os países definam marcos regulatórios que garantam o avanço dos investimentos em pesquisas científicas e tecnológicas para cumprir os compromissos assumidos para a descarbonização no Acordo de Paris.

Leia +: https://bit.ly/3TYpjlG

– Valor Econômico ressalta que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) suspendeu o protocolo de pedidos de financiamentos na linha de investimentos do Pronaf para a compra de tratores e colheitadeiras por pequenos produtores, com juros de 6% ao ano,“em razão do nível de comprometimento dos recursos disponíveis” no programa. O aviso foi enviado às instituições financeiras cadastradas na semana passada.

Leia +: http://glo.bo/3sCCjS7

– Canal Rural informa que José Angelo Mazzillo Júnior é o novo secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Mazzillo Júnior substitui Guilherme Bastos, que foi nomeado chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos. O novo secretário diz que vai continuar o trabalho do antecessor.

Leia +: https://bit.ly/3SOQRsq

– Valor Econômico cita que o México estuda fechar acordos diretos com agricultores do Brasil, Argentina e Estados Unidos para importar milho amarelo não-transgênico, disse o vice-ministro da Agricultura do país, Victor Suarez, segundo a agência Reuters. Ele acrescentou que o país não pretende mudar o plano de proibir o cereal geneticamente modificado a partir de 2024.

Leia +: http://glo.bo/3U6ikHb

– Globo Rural ressalta que a agricultura segue em expansão pelo território brasileiro. Em 2021, a atividade ocupava 62 milhões de hectares – três vezes mais que os 19 milhões mapeados em 1985. Nesse período, a silvicultura passou de 1,5 milhão de hectares para quase 9 milhões de hectares mapeados em 2021 — uma expansão de 598% ao longo de 37 anos. Os dados são do mais recente levantamento do MapBiomas, feito a partir de imagens de satélite e classificação automatizada.

Leia +: https://bit.ly/3U3j7IX

– Estadão noticia que as campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Jair Bolsonaro (PL) tratam o debate presidencial de hoje como o principal fato político antes da eleição e investem todos os esforços na preparação dos candidatos para o último enfrentamento direto. Enquanto o QG petista considera que Lula não pode escorregar, para manter a liderança conquistada no primeiro turno, o time bolsonarista aposta na estratégia de “tudo ou nada” e deposita na aparição em rede nacional as últimas expectativas de uma virada na disputa eleitoral.

Leia +: https://bit.ly/3fhZU7B

– Valor Econômico fala que na campanha mais polarizada da história do país, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) disputarão o 2º turno da eleição no domingo. Por quatro semanas, os dois trocaram acusações pesadas, numa corrida marcada por denúncias de “fake news” e pedidos de direito de resposta. Lula aparece à frente nas pesquisas. Levantamento do Datafolha na quinta-feira trouxe o petista com 49% das intenções de voto e o presidente, com 44%. Em votos válidos, 53% a 47%.

Leia +: http://glo.bo/3gN6K5s

– Folha de S. Paulo diz que integrantes do STF (Supremo Tribunal Federal) e do STJ (Superior Tribunal de Justiça) avaliam que Jair Bolsonaro (PL) copia o ex-presidente americano Donald Trump na reta final da campanha ao buscar insuflar em seus apoiadores questionamentos contra o resultado das eleições, caso ele seja derrotado.

Leia +: https://bit.ly/3SOF9Ou


Compartilhar