Arquitetos e urbanistas do Brasil, México e Colômbia estão confirmados para a 50ª Convenção Nacional AsBEA, em Florianópolis

Arquitetos e urbanistas do Brasil, México e Colômbia estão confirmados para a 50ª Convenção Nacional AsBEA, em Florianópolis

20 de maio de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Evento discutirá mudanças climáticas, centralidades urbanas, Inteligência Artificial, entre outros temas atuais 

50ª Convenção Nacional AsBEA, que será realizada entre 19 e 22 de junho em Florianópolis, terá em sua programação profissionais da arquitetura e urbanismo do Brasil, México e Colômbia. Organizada pela regional catarinense da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), a edição deste ano tem o tema ‘Raízes sustentáveis – Desenvolver cidades plurais com conexão local e visão global’, e contará com palestras e experiências conjuntas para elevar o debate sobre a temática. O evento está com inscrições abertas pelo site asbea.sc.org.br

A abertura do evento, no dia 19, às 20h, acontecerá no auditório do Passeio Sapiens, no Sapiens Parque, no bairro Cachoeira do Bom Jesus. Nos dias 20 e 21, as atividades da Convenção terão seguimento no Il Campanário Villagio Resort, em Jurerê Internacional. Já o dia 22, sábado, será reservado para visita técnica ao Vivapark, bairro planejado em desenvolvimento em Porto Belo. 

Ronaldo Martins, presidente da AsBEA-SC, explica que o tema da Convenção surgiu pela necessidade dos profissionais de remodelar o panorama contemporâneo diante da globalização. “A Convenção anual, que congrega arquitetos de diversas regiões do Brasil, neste ano pretende mostrar a relevância primordial de cada profissional da arquitetura e do urbanismo em uma comunidade em evolução constante, permeada pela pluralidade e pela preservação do meio ambiente. Nosso desejo é que as problemáticas ambientais, culturais e sociais sejam contempladas sob o lema de ‘pensamento global e ação local’ na arquitetura e urbanismo”, destaca. 

Em paralelo à convenção, entre os dias 15 e 23 de junho, será realizado o Festival de Arquitetura de Florianópolis, com diversas atrações e eventos gratuitos e abertos ao público em diferentes locais da cidade. “Com o Festival de Arquitetura, pretendemos celebrar a criatividade e a inovação e fortalecer a compreensão da sociedade em relação ao papel do arquiteto e urbanista na formação de ambientes de vivência e na promoção da vida urbana”, complementa Ronaldo Martins.

CIDADES E SUSTENTABILIDADE

O primeiro dia de palestras da Convenção Nacional, dia 20, que terá como tema central ‘Cidades e Sustentabilidade’, terá nomes como o do arquiteto Pedro Lira, do escritório Natureza Urbana (SP), e da professora doutora da USP Denise Helena Silva Duarte, para falar no primeiro painel do dia de ‘Ecologia e Mudanças Climáticas’ e ‘Adaptação de cidades e edifícios às mudanças climáticas’. No segundo painel, o tópico ‘Arquitetura e eficiência energética’ será tratado pelo professor doutor da UFSC  Roberto Lamberts, e o panorama da Arquitetura na Amazônia será abordado pelo arquiteto Marcelo Borborema, de Manaus (AM). 

No painel três, o assunto tratado será as centralidades urbanas. Quem falará sobre o tema é Felipe Cavalcante, fundador da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT) e do Movimento Somos Cidade, que reúne os principais desenvolvedores urbanos do Brasil e. O especialista abordará os desafios da pluralidade na transformação urbana. No mesmo painel será apresentado o case Planejamento e Desenho Urbano em Florianópolis: Perspectivas para um novo modelo de cidade, pelo arquiteto Michel Mittmann, Secretário de Planejamento e Inteligência Urbana. Prefeitura Municipal de Florianópolis, e três 3 cases de empreendimentos catarinenses com a participação de profissionais e empresários envolvidos nos projetos: Cidade Criativa Pedra Branca, em Palhoça; Jurerê In, em Florianópolis e o Vivapark, em Porto Belo. Às 18h30, será realizada a palestra do arquiteto Carlos Alberto Bedoya Ikeda, titular do premiado escritório Productora, da Cidade do México. O profissional vai abordar a ‘Arquitetura como expressão das mudanças’, explorando as transformações sociais e culturais que se refletem na arquitetura ao longo do tempo, como narrativas visuais da história das sociedades

ARQUITETURA E ESCALAS DE CONEXÃO

No dia 21, o primeiro painel do dia abordará a ‘Arquitetura do tipo exportação: Cases e oportunidades’, e será organizado pela Built by Brazil e a AsBEA-BR. Na sequência, com a temática em ebulição da Inteligência Artificial (IA), o arquiteto Danilo Batista, Presidente AsBEA-BR, tratará da IA preditiva e generativa, com suas implicações e desafios. Em seguida, a arquiteta Flávia Tissot  fará palestra sobre cidades responsivas e apresentará – ao lado do arquiteto Ronaldo Martins, presidente da AsBEA-SC — um produto inédito e exclusivo lançado pela entidade, o Chat Plano Diretor Florianópolis. Logo depois, a arquiteta Patrícia Sarquis Herden, Presidente do CAU-BR, tratará de BIM nas licitações, apresentando o case do concurso da Sede do CAU-SC.

O sexto painel do evento terá foco na ‘Arquitetura Para Conectar’ e a importância e a responsabilidade da arquitetura de interiores. O arquiteto Thiago Rodrigues, do escritório SuperLimão (SP) e a designer Daniela Ferro (PR) tratarão do tema ‘A alma que habita a arquitetura’. No painel seguinte, ‘O Lugar da Memória na Arquitetura’, destacando projetos que respeitam a história, palestrará o arquiteto mexicano Miguel Montor, da Cidade do México. Na sequência, com o tema ‘Arquitetura para Transformar Lugares e Pessoas’ exibindo ações e projetos inspiradores que respeitam lugares, culturas e tradições, o painel trará o  arquiteto Gustavo Restrepo, de Medellín, Colômbia. O profissional fará palestra com o tema ‘Melhores cidadãos fazem melhores cidades’. No mesmo painel os arquitetos João Wallig Neto e João Felipe Wallig, de Porto Alegre, mostrarão o case Vila Flores e a ressignificação e coletividade do projeto. 

A palestra de encerramento será ‘Sociobiodiversidade: a valorização da identidade brasileira e latinoamericana’ por Marcelo Rosenbaum, fundador e presidente do Instituto A Gente Transforma, organização sem fins lucrativos que nasceu em 2016 com o propósito de trabalhar junto às comunidades tradicionais em projetos com foco na geração de oportunidades para a sociedade, atuando a partir do seu capital cultural e da sociobiodiversidade. 

O encerramento da Convenção acontecerá com uma visita técnica ao projeto Vivapark Porto Belo, bairro parque desenvolvido pela Vokkan, na cidade de Porto Belo. A visita terá a presença dos arquitetos Juliana Castro e Nicholas Alencar, autores do projeto, e para participar será necessário realizar inscrições prévias.  

FESTIVAL DE ARQUITETURA DE FLORIANÓPOLIS

De 15 a 23 de junho, Florianópolis será palco da primeira edição do Festival de Arquitetura, um evento múltiplo e plural que integrará diversas atrações abertas ao público com o tema “Cidade como palco da vida”.

Será organizada uma série de ações e eventos, como exposições de projetos, mostras fotográficas, palestras técnicas, workshops, tours culturais, visitas guiadas, passeio ciclístico, cinema na rua e intervenções urbanas. 

A abertura está programada para o dia 15 de junho, às 11h, no Largo da Alfândega, no centro da cidade. A programação será divulgada no no site da AsBEA-SC (www.asbeasc.org.br) e no perfil do Instagram: @festivaldearquitetura

Serviço O que: Convenção Nacional AsBEA 2024 Quando: 19 a 22 de junho Onde: Florianópolis/SC Quanto:  Valores e inscrições no site da AsBEA-SC: www.asbeasc.org.br.

Jade LucknerAtendimento – Assessoria de ImprensaPrimeira Via Comunicação Integrada+55 (48) 9999-8568jade@1via.com.br

Arquitetos e urbanistas do Brasil, México e Colômbia estão confirmados para a 50ª Convenção Nacional AsBEA, em Florianópolis
Evento discutirá mudanças climáticas, centralidades urbanas, Inteligência Artificial, entre outros temas atuais 

Compartilhar