Arquitetura sustentável: quais os conceitos e princípios?
3 de maio de 2023Arquiteta explica as vantagens e práticas dessa modalidade
A ideia principal da arquitetura sustentável é o desenvolvimento de projetos que buscam diminuir o impacto ambiental causado por materiais de construção e pelo uso e manutenção das edificações. Ou seja, preservar e respeitar ao máximo o meio ambiente.
A natureza e o homem podem conviver em harmonia. A prova disso são as criações das edificações inteligentes. Elas são capazes de reduzir o consumo de recursos, como água e energia, sendo uma das vantagens desse tipo de arquitetura. Para as pessoas que as usam, os benefícios são aumento de produtividade, diminuição de alergias e contaminações virais, por exemplo.
“Há certificações de sustentabilidade para edificações que funcionam como uma garantia de que o empreendimento é sustentável e atende a uma série de critérios para proteger o meio ambiente e melhorar a experiência do usuário. Porem, é preciso estar atento à empresa certificadora e ao processo de emissão e manutenção do certificado. Às vezes, ele é utilizado apenas como argumento de venda e para a supervalorização do imóvel”, explica Mara Luisa, arquiteta e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças.
Portanto, é preciso analisar esses detalhes com cuidado para saber se os requisitos da sustentabilidade estão, de fato, sendo cumpridos. “Para colocar um novo projeto em prática, é preciso estudar sobre o clima e o local para adaptar edificações, as novas tecnologias e como empregá-las da melhor forma”, afirma.
Vale ainda ressaltar que esse tipo de arquitetura não está relacionada apenas à construção de novos empreendimentos. “Da mesma forma que reutilizamos os resíduos sólidos, podemos reciclar as edificações existentes. Elas são consideradas sustentáveis quando conseguem se adaptar às novas demandas da sociedade ou até mesmo serem flexíveis em relação a seu uso. Por exemplo, se for possível transformar uma construção residencial em um empresarial ou vice-versa, ela pode ser definida como sustentável”, conclui Mara.
UNINASSAU