Artesãos da Costa Leste de MS contam com catálogo para divulgação de produtos

22 de julho de 2022 Off Por Ray Santos
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Iniciativa, fruto de parceria entre Sebrae e empresa Suzano, busca dar maior visibilidade a peças desenvolvidas no estado, além de incentivar a comercialização

Da região Leste de Mato Grosso do Sul para o mundo. O público de todo país e até mesmo do exterior já pode ter acesso à riqueza do artesanato sul-mato-grossense. O Sebrae/MS, em parceria com a empresa Suzano, desenvolveu o catálogo “Arte Feita à Mão”, fruto do Projeto de Desenvolvimento de Artesãos. A edição mostra o trabalho de 23 artesãos e mais de 100 peças artesanais inspiradas na fauna e flora do bioma Cerrado.

O projeto, que iniciou em novembro do ano passado, contemplou artesãos filiados à Associação Costa Leste de Artesãos do Mato Grosso do Sul (ACLAMS). A iniciativa tem como objetivo dar maior visibilidade aos produtos desenvolvidos no estado, incentivar a divulgação e comercialização das peças, além de trazer novas oportunidades profissionais e geração de renda aos artesãos.

Todas as peças foram desenvolvidas por artesãos e artesãs das cidades de Três Lagoas e Paranaíba, municípios localizados na região Leste de Mato Grosso do Sul. Para a gerente da Regional Costa Leste do Sebrae/MS, Josi Signori, o artesanato reflete a cultura e é uma das atividades econômicas significativas da região. “Por se tratar de um projeto que proporciona geração de renda para diversas famílias, reduz desigualdades e incentiva a cultura da região. Com isso, os artesãos criam um posicionamento no mercado, valendo-se da identidade cultural como diferencial competitivo”, destacou a gerente.

O catálogo foi produzido junto ao designer de artesanato Renato Imbroisi, que aplicou oficinas de formação em design artesanal, e criou uma coleção com a identidade local. O resultado do projeto são produtos com valorização cultural: araras, tuiuiús, jacarés, onças, capivaras, peixes e muitos outros animais que tomaram novas formas a partir do desenvolvimento dos produtos, seja nas esculturas em madeira, cimento e metal, ou até mesmo nas peças em crochê, nos bordados, tecelagem manual, papelaria, reciclagem, e em outras técnicas.

De acordo com a presidente da ACLAMS, Aline Araújo, o catálogo é a concretização de um amplo projeto de criação de identidade cultural nos produtos artesanais. “A iniciativa trará grandes benefícios para os artesãos envolvidos, valorizando o artesanato, ao ampliar suas possibilidades de divulgação e de comercialização. Ter produtos desenvolvidos dentro de uma linha de raciocínio conceitual, no caso a identidade do regionalismo sul-mato-grossense e três-lagoense, e de design, sem dúvida é uma forma de estabelecer um posicionamento de mercado, que poderá impulsionar o setor”, declarou.

Para o mundo

Para os artesãos, o catálogo representa uma importante ferramenta para o fomento das vendas e ampliação de mercado. É o que aponta a artesã Suely de Lima Antônio, que participa do projeto e trabalha com pintura em tecido de sacolas ecobags, carteiras e almofadas. “Depois do lançamento já tive boas vendas, inclusive fora do Brasil. Atuo nesse ramo há 33 anos e essa foi a primeira oportunidade que tivemos para mostrar os nossos dons para o mundo”, comentou.

A artesã Fabiana Felix, que desenvolve produtos de linha de mesa, como jogos americanos e caminhos de mesa, também conquistou novos caminhos. Ela conta que foi convidada para participar de uma exposição no Rio de Janeiro. “A temática da novela Pantanal está em alta e os produtos do cerrado e fauna tem ganhado destaque. O projeto acompanhado pelo famoso Renato Imbroisi mostrou o nosso potencial para transmitir as nossas belezas de forma diferenciada e com o catálogo ganhamos mais visibilidade”, salientou.

Sobre o projeto

Por meio do programa, os artesãos participaram de oficinas de formação em design artesanal, ministradas pelo designer Renato Imbroisi, que atua há 35 anos no setor de artesanato e já desenvolveu mais de 140 projetos no Brasil e no exterior, em países como África do Sul, Itália e Japão. A partir de sua pesquisa de campo e contato com os artesãos, Imbroisi definiu o tema da coleção, representativo da identidade cultural e do meio ambiente regional.

Na próxima etapa do projeto, serão promovidas consultorias na área de planejamento comercial e o desenvolvimento de uma plataforma para comercialização e divulgação das peças, no formato e-commerce. Além disso, a iniciativa também prevê a realização de palestras e oficinas sobre captação de recursos, junto com a revisão do estatuto da Associação.

Sebrae-MS


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