As tendências de TI para as pequenas e médias empresas

As tendências de TI para as pequenas e médias empresas

16 de maio de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Por Rodney Repullo

À medida em que 2024 avança, as pequenas e médias empresas navegam em um cenário de TI dinâmico, remodelando constantemente a maneira como as empresas operam os negócios e competem entre si.

No cenário digital atual em constante transformação, compreender e aproveitar as tendências de TI é um imperativo estratégico.

A integração das tecnologias digitais está criando novas oportunidades e desafios, impactando profundamente diversos setores, do varejo à manufatura, fortalecendo as cadeias de abastecimento e o envolvimento do cliente. A adoção dessas mudanças é essencial para que as PMEs mantenham uma vantagem competitiva e prosperem na era digital.

A tendência para este ano é uma mudança considerável nas alocações orçamentárias em TI, passando da manutenção de sistemas legados ao investimento em sistemas inovadores e aplicações inteligentes em nuvem.  Essa estratégia não se refere apenas à adoção de novas tecnologias, mas também em novos modelos e processos de negócios.

A agilidade, escalabilidade e eficiência oferecidas pelas soluções em nuvem permitem que as pequenas e médias aproveitem novas oportunidades tecnológicas e respondam rapidamente às mudanças e à competição de mercado. A adoção de tecnologias de nuvem é a base da transformação digital, permitindo que as empresas inovem, dimensionem e permaneçam resilientes numa economia digital em ritmo acelerado.

Em 2024, a eficiência operacional e a resiliência são os principais focos das empresas, impulsionadas por uma série de tecnologias emergentes. Serverless computing (ou computação sem servidor, um modelo de desenvolvimento e execução de aplicativos da cloud computing que permite construir e executar códigos de aplicativo sem fornecer e gerenciar servidores ou infraestrutura de backend), realidade aumentada/virtual (AR/VR), edge computing, IoT e plataformas low code, não são apenas palavras da moda, mas componentes vitais das estratégias modernas de TI. Essas tecnologias aumentam a eficiência operacional, melhoram as experiências dos clientes e promovem a inovação.

A integração gradual da IA em diversas funções empresariais está lançando as bases para sistemas mais inteligentes, preditivos e automatizados. A adoção destas tecnologias ajuda as PMEs a manterem-se ágeis, a se adaptarem às mudanças e a construírem um modelo de negócio resiliente em um cenário digital em rápida evolução.

As plataformas cloud personalizadas estão se tornando rapidamente uma necessidade estratégica para as PMEs,  com foco em soluções de infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e software como serviço (SaaS), oferecendo flexibilidade e escalabilidade para que as empresas possam adaptar a sua infraestrutura de TI às necessidades específicas de negócios

Implementar práticas robustas de gestão de dados é fundamental para uma transformação digital bem-sucedida. Insights baseados em dados são cruciais para tomar decisões conscientes, otimizar operações e fornecer experiências personalizadas ao cliente. A transformação digital, portanto, depende disso e consiste em aproveitar o poder dos dados e das tecnologias de nuvem para impulsionar a inovação e o crescimento.

Adotando a TI Sustentável

A TI sustentável, impulsionada pelas diretrizes ambientais, sociais e de governança, o ESG, e pela Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa (CSRD), está ganhando um impulso significativo e deverá se manter em crescimento em 2024. Esta tendência não se refere apenas à conformidade; trata-se de integrar soluções digitais que apoiam o equilíbrio ecológico a longo prazo, a responsabilidade social e a governação corporativa. 
 
As práticas sustentáveis de TI envolvem a realização de escolhas ambientalmente conscientes nas aquisições de TI, otimizando a utilização de recursos e a redução da pegada de carbono das operações digitais. Ao adotar a TI sustentável, as PMEs podem alinhar suas operações com as metas globais de sustentabilidade, melhorar sua reputação corporativa e contribuir positivamente para causas sociais e ambientais.

À medida que avançamos em 2024, a urgência das PMEs investirem em tecnologias de nuvem e em soluções de TI orientadas para o futuro é mais evidente do que nunca e um movimento estratégico em direção à sustentabilidade, inovação e resiliência empresarial.

Esta é uma jornada que exige visão, agilidade e compromisso com o aprendizado e a adaptação contínuos e à medida que estas tecnologias continuam a evoluir, os gestores de TI  devem se manter empenhados em manter as PMEs nesta jornada transformadora, garantindo que elas aproveitem todo o potencial destes avanços.

(*) CEO da Magic Software Brasil.


Compartilhar