Finalmente conseguiram ser resgatados e viajaram de volta à Terra
19/03/2025 às 06h00 – Por: Max Gonçalves
Dois astronautas, um homem e uma mulher, que estavam presos na Estação Espacial Internacional, há nove meses, devido a problemas técnicos na nave que os levou, finalmente conseguiram ser resgatados e viajaram de volta à Terra, pousando no mar, na costa da Flórida (EUA) perto das 19h (no horário de Brasília) desta terça-feira (18).
Para que os dois astronautas pudessem voltar à Terra, outros tiveram que viajar até a Estação Espacial e ficar em seu lugar, porque a base não pode ficar vazia.
Uma nave com quatro tripulantes voou até a Estação, dois outros astronautas ficaram e os dois que estavam há meses naquela base foram acolhidos na nave para retornar ao planeta.
A dupla, formada pelos astronautas da NASA, Sunita Williams e Butch Wilmore, partiram na viagem de volta na madrugada desta terça-feira, às 2h da manhã, e seguiram um trajeto que durou 17h pelo espaço até o pouso na costa oeste norte-americana.
Williams e Wilmore partiram para a Estação Espacial Internacional em junho de 2024, no primeiro voo tripulado da capsula Starliner, Boeing, para uma missão de oito dias, mas que durou mais de nove meses.
Os dois astronautas vão passar por uma bateria de exames para avaliar possíveis alterações que o longo período no espaço possa ter causado em seus corpos.
Reportagem, Max Gonçalves

