ATLETA SUL-MATO-GROSSENSE INICIA BUSCA PELO TRICAMPEONATO MUNDIAL DE MONTARIA EM TOUROS NOS ESTADOS UNIDOS
18 de novembro de 2023O atleta sul-mato-grossense José Vitor Leme inicia nesta sexta-feira (10) nos Estados Unidos a sua jornada em busca do tricampeonato mundial da Professional Bull Riders (PBR), a maior Liga de Montaria em Touros do Planeta. A temporada de competições da principal série da Liga segue até maio do próximo ano
Nesta sexta-feira o atleta sul-mato-grossense José Vitor Leme inicia mais uma temporada de competições no campeonato mundial da Professional Bull Riders (PBR), a maior Liga de Montaria em Touros do planeta. Aos 27 anos, o atleta natural de Ribas do Rio Pardo, cerca de 100km da capital Campo Grande, busca seu terceiro título mundial em cinco anos.
A temporada da Unleash The Beast, como é chamado o campeonato mundial da PBR tem início em Tucson no Arizona (EUA) nos dias 10 e 11 de novembro, já valendo pontos para o ranking de 2024. A grande Final acontece em maio do próximo ano em Arlington no Texas (EUA), quando será conhecido o campeão mundial da temporada que irá faturar o prêmio de 1 milhão de dólares.
Ao todo o campeonato contará com 23 etapas em diversos estados norte-americanos reunindo somente os melhores competidores da Liga e os touros considerados os mais difíceis do planeta. O calendário inclui etapas nas três maiores cidades dos Estados Unidos, Nova Iorque, Los Angeles e Chicago, além de outros grandes centros como Houston, Indianápolis, Salt Lake City, Sacramento, entre outras, e tem transmissão pela CBS, uma das principais redes de televisão do país.
Leme venceu o campeonato mundial da PBR em 2020 e 2021, tornando-se apenas o segundo atleta em 30 anos de história da competição a conquistar o título consecutivamente. Em 2022 uma grave lesão na Final Mundial o deixou em quinto lugar no campeonato e na temporada 2023 que se encerrou em maio, mesmo tendo competido em apenas metade dos eventos conseguiu terminar em um heroico segundo lugar devido ao seu bom aproveitamento nas etapas que participou.
Nesta etapa de Tucson que será realizada em duas noites, ele e os outros 36 concorrentes montarão em um touro a cada noite, sendo que os 12 melhores retornam para mais uma montaria no sábado, de onde será definido o campeão do evento pela somatória de notas. Os bônus de pontuação para o ranking são distribuídos conforme o desempenho dos atletas em cada noite e na classificação geral de cada etapa. Os pontos de todas as etapas são somados para se definir o campeão mundial ao final da temporada.
O bicampeão mundial vem de uma temporada perfeita na PBR Team Series, a Liga de Montaria em Touros por Equipes da PBR, que é realizada entre julho e outubro nos Estados Unidos, e teve sua segunda edição encerrada recentemente. Defendendo o time do Austin Gamblers, o brasileiro conquistou pelo segundo ano consecutivo o título de Melhor Atleta Individual da competição, tendo sido o que mais somou pontos entre mais de 100 concorrentes.
Em apenas seis anos competindo na elite da Liga nos Estados Unidos, José Vitor Leme estabeleceu marcas e quebrou recordes importantes, tendo faturado até então mais de 6,1 milhões em prêmios. Este total o coloca em terceiro lugar na lista dos atletas que mais ganharam prêmios na história da PBR, além de ser o quarto que mais venceu etapas da divisão principal, podendo chegar ao primeiro lugar em ambas as listas nesta próxima temporada.
É dele também as duas maiores notas da história do campeonato, alcançando em 2021 primeiramente a marca de 97,75 pontos e algumas semanas mais tarde quebrando o próprio recorde ao atingir 98,75 pontos (dos 100 pontos possíveis), ambas montando o touro Woopaa naquela que também é considerada a melhor campanha de um atleta na história do campeonato.
Atualmente residindo no Texas, o brasileiro é o atleta de maior destaque da PBR nos últimos anos, o que lhe concedeu um status de celebridade esportiva nos Estados Unidos, devido a importância da Liga e a grande quantidade de fãs que o esporte de Montaria em Touros tem por lá. Além do reconhecimento da mídia Leme tem mais de 700 mil seguidores nas redes sociais.
Assessoria: PrimeComm Sports – Agência PrimeComm