Atvos qualifica mulheres para atuar no setor sucroenergético em Mato Grosso do Sul

Atvos qualifica mulheres para atuar no setor sucroenergético em Mato Grosso do Sul

23 de março de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

A iniciativa qualificou 25 mulheres no estado e tem objetivo de contribuir com a inserção do público feminino no mercado de trabalho

Mato Grosso do Sul, 23 de março do ano 2023 – A Atvos, uma das maiores produtoras de etanol do país, acaba de capacitar 25 mulheres em processos agrícolas em Mato Grosso do Sul. Voltado exclusivamente para o público feminino, o curso foi conduzido pelas equipes de multiplicadores das unidades Santa Luzia e Eldorado da Atvos, e formou 13 moradoras de Nova Alvorada do Sul (MS) e 12 de Deodápolis (MS).

A qualificação em processos agrícolas ensina os princípios básicos das operações que envolvem o cultivo e colheita da cana-de-açúcar, desde as origens do produto, noção do impacto econômico desta cultura e produtos provenientes a partir do seu processamento, até conceitos sobre as atividades de plantio, tratos culturais, colheita mecanizada, fertirrigação, entre outras. Além disso, as alunas também tiveram módulos sobre saúde, segurança e meio ambiente, agroquímicos, desenvolvimento pessoal e atividades práticas.

Para Kelly Parpinelli, coordenadora de Pessoas & Organização do Polo Sul da Atvos, o principal diferencial dessas duas turmas foram a garra, determinação e disposição para aprender. “Nosso objetivo é qualificar essas mulheres para que estejam preparadas para serem inseridas no setor sucroenergético e também no agronegócio como um todo. Temos muito orgulho das profissionais que ajudamos a formar e esperamos que elas consigam conquistar seu espaço no mercado de trabalho e continuar crescendo em suas carreiras”, diz.

O curso gratuito promovido pela Atvos teve duração de 160 horas e faz parte do Movimento Comunidade, um braço do MOVA – Modelo Vivo de Aprendizagem, que busca incentivar novos caminhos em direção ao desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, comunidades localizadas no entorno de suas operações e de outros públicos de interesse.

Para quem passou pela capacitação, a iniciativa abre muitas portas para o mercado de trabalho e contribui o desenvolvimento da região. É o caso da Bruna Damascena, que fez parte da turma de Deodápolis e foi contratada para trabalhar na Unidade Eldorado. “Esse curso foi muito importante para mim e para as mulheres da comunidade, pois o conhecimento que aprendemos traz novas oportunidades que, muitas vezes, são difíceis para quem não tem experiência. Estou muito feliz por ter conquistado esse emprego, que é o meu primeiro com carteira assinada”, comemora.

A Atvos é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs – Women’s Empowerment Principles), uma iniciativa conjunta do Pacto Global da ONU e da ONU Mulheres para fortalecer o empoderamento feminino no local de trabalho, no mercado e na sociedade em geral. Vale destacar que, em Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante, onde estão localizadas as unidades Santa Luzia e Eldorado da Atvos, respectivamente, a participação feminina está com um índice próximo de 17%, ou seja, acima de 9% da média do setor*, um reflexo das ações de capacitação promovidas pela empresa para tornar as mulheres cada vez mais aptas para atuar no setor.

* Dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Sobre a Atvos

A Atvos é uma empresa de bioenergia, sendo uma das maiores produtoras de etanol do país. A partir da cana-de-açúcar, a companhia tem capacidade para produzir cerca de 3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar 60 milhões de carros compactos; 700 mil toneladas de açúcar VHP, capaz de adoçar 20 milhões de festas de aniversário; além de cogerar aproximadamente 3,1 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de 15 milhões de pessoas. Possui mais de 9 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas nove unidades agroindustriais. Como um player relevante na geração de energia limpa e renovável, a empresa é uma das principais emissoras nacionais de créditos de descarbonização (CBIOs), tendo renovado a certificação do RenovaBio de todas as suas unidades agroindustriais até 2025. Ainda pela frente socioambiental, conta com o Energia Social, que apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde a companhia atua.

Mais informações: www.atvos.com.

MSL Group,.


Compartilhar