Auditores fiscais federais agropecuários entram em greve nesta terça-feira (14/6)

14 de junho de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Nesta terça e quarta-feira (14 e 15/6), os auditores fiscais federais agropecuários (Affas) entrarão em greve em todo o país. Liderada pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical), a paralisação tem como pautas a realização de concurso público, a reestruturação da carreira e a derrubada do Projeto de Lei 1293/2021, o chamado PL do autocontrole.

Durante a greve serão mantidas equipes de servidores para assegurar a continuidade dos serviços considerados inadiáveis e capazes de causar prejuízos irreparáveis à sociedade, explica Soraya Elias Marredo, delegada do Anffa Sindical no Rio Grande do Sul (DS-RS Anffa Sindical).

A dirigente alerta para as consequências do projeto em tramitação no Senado. “O PL 1293 retira do Estado a obrigação de fiscalizar a segurança dos alimentos e transfere para a empresa o poder de se autofiscalizar. Ou seja, o governo vai deixar a raposa cuidando do galinheiro”, afirma a delegada. Os auditores reforçam que a aprovação do Projeto de Lei torna ainda mais difícil a identificação e a punição de fraudadores em casos de adulterações do leite, contaminação de bebidas, misturas em azeites, excesso de água nos frangos e congelados carnes contaminadas, entre outras inconformidades.

Por Karen Viscardi


Compartilhar