AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO: CAIXA REALIZA PAGAMENTO PARA MAIS 61 MILFAMÍLIAS GAÚCHAS NESTA QUINTA-FEIRA (6)

AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO: CAIXA REALIZA PAGAMENTO PARA MAIS 61 MILFAMÍLIAS GAÚCHAS NESTA QUINTA-FEIRA (6)

6 de junho de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Com os novos pagamentos, número de famílias beneficiadas sobe para 99,8 mil.
Cerca de R$ 510 milhões já foram disponibilizados pelo Governo Federal

A CAIXA realiza, nesta quinta-feira (6), novos pagamentos do Auxílio Reconstrução às famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul. O benefício será creditado para 61,6 mil famílias.

Desde o lançamento do auxílio até o momento, o Governo Federal disponibilizou cerca de R$ 510 milhões a 99,8 mil famílias, incluindo os pagamentos desta quinta.

Os beneficiários não precisam se preocupar em abrir contas para o recebimento do valor. A CAIXA identifica se o responsável familiar já possui conta corrente ou poupança no banco e efetua o crédito automaticamente, sem que seja necessário comparecer a uma agência.

Caso o beneficiário não tenha conta, a CAIXA se encarrega de abrir, também de forma automática, uma Poupança CAIXA Tem, que poderá ser movimentada pelo aplicativo CAIXA Tem.

Como ocorre o pagamento?

1º As prefeituras cadastram as famílias desabrigadas ou desalojadas e enviam os cadastros para o sistema do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR);

2º O responsável familiar entra no site do Auxílio Reconstrução, realiza o login com a senha do portal Gov.Br e faz a confirmação do cadastro;

3º Os dados são cruzados pela Dataprev, que encaminha à CAIXA a folha de pagamentos de forma escalonada, na medida em que as famílias forem sendo cadastradas e confirmadas;

4º A CAIXA efetua o crédito em conta para o beneficiário em até dois úteis após o recebimento da folha.

Como os valores podem ser movimentados?

Caso o beneficiário já possua conta corrente ou poupança na CAIXA, ela será utilizada para crédito do benefício. Nesses casos, a movimentação do benefício poderá ser realizada com o cartão da conta ou de forma digital no Internet Banking da CAIXA.

Caso o beneficiário não possua conta na CAIXA, será realizada abertura de conta pelo banco no Aplicativo CAIXA Tem. Pelo App é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code, por meio das maquininhas de cartão espalhadas por todo o Brasil.

O beneficiário também pode fazer transferências via Pix, além de realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas.

Utilizando o aplicativo CAIXA Tem também é possível fazer saques nas unidades lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui e terminais de autoatendimento, por meio da geração de token diretamente no aplicativo.

Em decorrência da situação em que se encontra o estado, a recomendação é que o beneficiário só se dirija a uma agência da CAIXA nas seguintes situações:

  • Beneficiário sem acesso ao aplicativo CAIXA Tem e sem cartão para movimentação.

Para aqueles que estejam impossibilitados de usar os canais digitais, a CAIXA conta com 297 agências, além das lotéricas, que estão funcionando em todo o estado do Rio Grande do Sul. As cidades de Montenegro, Cruzeiro do Sul, Roca Sales, Guaíba, Eldorado do Sul e Arroio do Meio contam com atendimento das unidades móveis da CAIXA.

A lista de agências que fazem atendimento à população do Rio Grande do Sul está disponível no CAIXA Notícias.

Caso algum interessado cumpra os requisitos, mas não tenha sido contemplado com o benefício, deverá buscar orientações no site do programa, que apresentará as informações de cada cidadão.

05/06/2024

Assessoria de Imprensa da CAIXA

(45) 3723-0005 / (48) 3062-8008 / (51) 3151-2544 / (41) 4501-8192

CAIXA Notícias | Instagram CAIXA | imprensa.sul@caixa.gov.br


Compartilhar