“Baú de Histórias” promove eventos de incentivo à leitura para crianças em Bragança Paulista

19 de maio de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

O projeto cultural que já entregou mais de 100 estruturas em todo o país chega à cidade de Bragança Paulista para realizar a entrega de duas unidades do “Baú de Histórias” em diferentes escolas. O projeto realizará eventos gratuitos de contação de histórias para as crianças.

Escolas municipais de Bragança Paulista recebem bibliotecas móveis do projeto “Baú de Histórias” 

Nos dias 19 e 20 de maio de 2022 (quinta e sexta-feira), o projeto “Baú de Histórias” estará na cidade de Bragança Paulista para promover uma série de eventos especiais de incentivo à leitura. 

O projeto “Baú de Histórias” irá realizar a entrega de 02 (duas) bibliotecas móveis, que serão instaladas em escolas do município. Para incentivar as crianças a utilizarem essas estruturas e a se aventurarem no universo dos livros, o projeto irá promover oficinas gratuitas de contação de histórias infantis. 

No dia 19 de maio (quinta-feira), a primeira mini biblioteca será entregue na Escola Municipal Padre Aldo Bolini. E na sexta-feira, dia 20 de maio, a entrega será na Escola Municipal Profª. Jandyra C. Costa Valente.

Todos os eventos começarão às 9h00 e, além das entregas dos baús de histórias, serão realizadas oficinas de contação de histórias para o público infantil, sempre às 10h00 e 14h00, com entrada gratuita. 

Montados em MDF, os baús contêm gavetas, bancos, prateleiras e mesas integradas e dispõem ainda de livros, fantoches, jogos, brinquedos lúdicos e materiais pedagógicos, que poderão ser utilizados como suporte em ações difusoras da literatura. 

Entregues de forma gratuita e para uso permanente das instituições contempladas, o objetivo é que os baús de histórias sejam usados para envolver e inspirar as crianças a se aventurarem de diversas formas no universo da leitura e fantasia. 

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto “Baú de Histórias” visa difundir a literatura para o público de 04 a 12 anos a partir das minibibliotecas entregues pelo projeto. Oferecendo benefícios que contribuem para um desenvolvimento emocional, social e cognitivo mais amplo, a literatura é considerada uma importante ferramenta para a formação do indivíduo. 

Nesta cidade, o projeto é apoiado pela TE Connectivity, empresa patrocinadora que é comprometida com ações que promovam transformações sociais, por isso apoia projetos como esse. 

“Na TE, operamos com os mais altos padrões de ética e sustentabilidade. Assumimos nossa responsabilidade com os clientes e comunidades que atendemos, bem como com o futuro do nosso planeta”, comenta a empresa. 

O projeto “Baú de Histórias” é uma realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com produção da Incentivar.

Sobre a TE Connectivity: TE CONNECTIVITY [www.te.com] é uma empresa líder global em tecnologia industrial, com aproximadamente 80.000 funcionários, incluindo mais de 7.500 profissionais da engenharia, trabalhando ao lado de clientes em aproximadamente 140 países. A empresa oferece uma ampla gama de soluções de conectividade e sensores, comprovadas e testadas nos ambientes mais adversos, que permitem avanços no transporte, aplicações industriais, tecnologia médica, energia, comunicação de dados e em casa. TE CONNECTIVITY, construindo um futuro seguro, sustentável, produtivo e conectado.

Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela empresa TE Connectivity.

SERVIÇO: “Baú de Histórias” em Bragança Paulista

Classificação Livre – Grátis

Instituição beneficiada: EM Padre Aldo Bolini

Endereço: R. Djanira B. Bertolotti, s/n–B. Uberaba 12908-420 – Bragança Paulista – SP

Quando: 19 de maio de 2022 (quinta-feira) – Horário: 9h00

Oficina de Contação de Histórias: 19 de maio de 2022 (quinta-feira) – Horários: 10h00 e 14h00

Instituição beneficiada: EM Profª. Jandyra C. Costa Valente

Endereço: R.Alexandre Berbari,101-Jd.São Lourenço – Bragança Paulista – SP

Quando: 20 de maio de 2022 (sexta-feira) – Horário: 9h00

Oficina de Contação de Histórias: 20 de maio de 2022 (sexta-feira) – Horários: 10h00 e 14h00

Por Luciana Gandelini


Compartilhar