Black Friday: saiba como pequenos negócios de MS podem se preparar para temporada de promoções

11 de novembro de 2022 Off Por Ray Santos
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Confira depoimentos de empresárias que se organizaram para data e veja também dicas do Sebrae/MS para boas vendas

A temporada de promoções, conhecida como Black Friday, tem início no dia 25 de novembro. A data ficou famosa por consolidar uma das maiores movimentações do setor de varejo no país. Para este ano, de acordo com a pesquisa Behup sobre consumo, referente ao 2º semestre de 2022, 50% dos consumidores brasileiros afirmaram que pretendem comprar algum produto.

Com o objetivo de aproveitar a data, empresários de Mato Grosso do Sul já têm ações para emplacar vendas. É o caso de Carina Freitas, dona da Sapotis Marca Consciente, de Aparecida do Taboado. A marca tem como propósito levar conhecimento e conexão com a natureza e sua fauna, com a venda de itens como camisetas, ecobags, canecas, entre outros. Segundo a empreendedora, o período de promoções é uma forma de divulgar os produtos, que estão disponíveis para compra no site da empresa.

“Escolhemos este período para realizar o nosso bazar anual, onde praticamos valores com descontos e aproveitamos para incluir peças com pequenos defeitos, porém, boas para uso. Nosso Bazar já está no ar e vai até o dia oficial da Black Friday. Esse é um momento que nos ajuda a girar o estoque e renová-lo antes da chegada das próximas coleções, além de analisar o que teve mais saída e assim fazer novos pedidos ou desenvolver novos produtos mais assertivos”, revela.

Outra empreendedora que definiu ações para o período é Bruna Barros Souza, proprietária da loja Um Chá, localizada em Campo Grande. O empreendimento oferece diversas marcas de chá e acessórios, como térmicas, bules, xícaras, canecas e infusores, além de objetos decorativos. “Realizei a Black Friday da loja em uma feira chamada Kids Fashion Mix, queria renovar meu estoque para o Natal, liberando espaço e dando oportunidade para cliente em ter peças da marca. Vejo que durante promoções, capto clientes novos, com a possibilidade de venda em outros períodos”, destacou.

A empresária complementa afirmando que a Black Friday é uma forma de renovar os produtos e estudar novas tendências de mercado. “É um momento importante para a empresa, principalmente para vender a mercadoria que não saiu muito bem nas coleções anteriores e trazer uma oportunidade única para o cliente que às vezes quer consumir mais. Com os descontos e a ideia de escassez, a venda se torna mais facilitada. Assim, mesmo quem não tem interesse ou possibilidade de comprar no período normal, acaba comprando”.

A sócia-proprietária da loja Divino Santo, Viviane Carvalho de Souza, também de Campo Grande, comercializa alpargatas bordadas a mão, acessórios, bolsas, saída de praia e chinelos customizados. Para ela, a temporada de promoções é a oportunidade para fidelizar clientes. “Começamos a nos preparar e já colocamos alguns dos produtos na promoção. Acredito que é um momento em que podemos vender o que temos em estoque para renovar as mercadorias e pensar nas novas coleções. Estamos sempre pesquisando sobre tendências, cores, estilos para colocar na loja, além de servir como inspiração para produzimos peças autorais”, finaliza a empreendedora.

Saiba como se planejar para Black Friday

Assim como as empreendedoras fizeram, ofertar coleções antigas de produtos para renovar o estoque para captar novos clientes é um ponto importante a ser levado em consideração. Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique de Oliveira, é preciso mostrar soluções para o cliente.

“Para que o empresário aproveite este curto prazo de tempo e consiga se destacar em relação às outras empresas, é preciso ter uma estrutura fluida, que funcione e seja estável, em termos de infraestrutura para um e-commerce, ou seja, vendas on-line – site, aplicativo ou redes sociais. Se não tiver um site, mas utiliza as redes sociais, responda em tempo as mensagens. Com a velocidade da internet, não ser imediato e responsivo com o cliente pode causar desconforto e ele provavelmente irá procurar outra empresa”, explica.

Se o atendimento for presencial, é essencial que os empresários aproveitem as mídias sociais e atraiam os clientes para conferir os destaques de produtos e ofertas. Para isso, é importante estar preparado para receber o público. Estoque de produtos, equipe engajada e treinada são algumas iniciativas necessárias para garantir boas vendas e proporcionar uma experiência positiva ao cliente.

“O empreendedor deve realizar ofertas que correspondam à cultura da Black Friday. Não subestime seu cliente, pois ele irá pesquisar os preços, por isso, seja transparente e honesto com as ações de forma que faça sentido e atraia o consumidor, não o contrário. Esse detalhe é um grande fator para encantar seu cliente e proporcionar uma boa experiência que poderá levar a novas compras e até indicações para outras pessoas”, complementa o analista do Sebrae/MS.

Confira mais dicas para boas vendas:

Faça contato: O número do celular e outras informações sobre o cliente são valiosas para manter o relacionamento. É válido lembrar que o uso da dados exige permissão e deve respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);

Prepare seu site: Se a empresa possui um site é preciso identificar e corrigir erros que possam impactar nas vendas ou causar problemas de performance;

Faça uma pré-campanha: Planejar um ‘esquenta’ que possa ser compartilhado pelo público é uma boa estratégia. Criar uma lista de desejos ou uma enquete auxilia a descobrir as expectativas do cliente;

Atendimento on-line: Evite utilizar um chat com respostas padrão e ineficazes, é essencial investir em respostas reais;

Pense como um cliente: Todas as etapas do serviço devem ser avaliadas, desde a plataforma de vendas até a fidelização, passando pelo atendimento, entrega até a experiência;

Reforce os estoques: Cada aviso de “item não disponível” corresponde a um cliente a menos, é necessário garantir a entrega de todos os produtos anunciados;

Compra fácil: Quanto mais formas de pagamento a empresa oferece, menos barreiras serão colocadas na fase final do processo de compra.

Para atendimento e mais informações, os empreendedores podem buscar a Central de Relacionamento do Sebrae, pelo número 0800 570 0800.

Sebrae/MS


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