Blumenau Iluminação lança collab de pendentes com design brasileiro 

Blumenau Iluminação lança collab de pendentes com design brasileiro 

12 de agosto de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Com processos manuais envolvendo artesãos da região do Vale Europeu, a linha Gaia une aço e algodão em uma criação inspirada nas raízes brasileiras.

A iluminação pode transformar ambientes e permitir que eles se adaptem a diversas ocasiões. As peças que compõem um projeto de iluminação podem mudar significamente o ambiente e torná-lo mais aconchegante.

Pensando nisso, a Blumenau Iluminação em parceria com a Círculo lançou a collab “Pendentes Gaia”, que tem como intuito exalar a força e personalidade da cultura brasileira. 

De acordo com a designer de produtos e responsável pelo desenvolvimento do portfólio da Blumenau Iluminação, Raquel Brocco, a coleção foi inspirada nas raízes brasileiras e expõe a combinação de materiais que proporcionam naturalidade, charme e clima de aconchego para diferentes ambientes.

“A forma dos pendentes permite à luz vazar entre os fios, proporcionando leveza e expondo a combinação de materiais.

Além disso, a coleção busca despertar as memórias afetivas, de momentos de tranquilidade, compartilhados, por exemplo, ao redor da mesa”, explica.

Raquel ainda informa que a coleção inspirada nas raízes brasileiras evidencia os materiais que foram a base da industrialização nacional, e ainda são reconhecidos como matérias primas brasileiras de ponta no mercado internacional.

O algodão e o aço são materiais extremamente contrastantes, mas que quando colocados em sobreposição em um único produto causam um efeito inusitado e intrigante na peça.

Produção que valoriza a comunidade local 

A parceria entre a Blumenau Iluminação e Círculo nasceu da vontade das empresas de criar algo genuinamente brasileiro, que pudesse refletir a diversidade cultural e a riqueza de elementos do país. Ambas são da região do Vale Europeu, em Santa Catarina, por isso, todos os processos de criação e desenvolvimento são feitos regionalmente. 

Exemplo disso é que a parceria entre as empresas começou em 2021. “A Blumenau Iluminação e a Círculo são associadas a Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), uma renomada entidade estadual que fortalece a inovação e conexão entre indústria, varejo, academia, estudantes e comunidade. No início deste ano, concretizamos a ideia e começamos a desenvolver a linha Gaia. Os produtos trazem na cúpula o equilíbrio da união do aço com o algodão. E para valorizar a mão de obra local, o fio de algodão produzido pela Círculo, é trançado por artesãs do Vale Europeu. Assim, a estética natural do produto ajuda a transmitir a sensação de aconchego para os ambientes”, conta Renan Pamplona Medeiros, diretor comercial e de operações da Blumenau Iluminação.

A cúpula dos pendentes é formada por duas partes: uma superior tramada e outra com um anel totalmente em aço.

“A collab entre a Círculo e Blumenau Iluminação visa fortalecer os propósitos do SCMC, conecta empresas que possuem em sua essência a inovação para compartilhar valor e fomentar a indústria da moda e do design em Santa Catarina.

Para desenvolver a linha Gaia, optamos por trazer a expertise da Círculo, que é o conceito afetivo que envolve o artesanal, exaltando o talentoso trabalho feito à mão do Vale Europeu.

Os fios do Barroco Maxcolor da Círculo se entrelaçam e formam uma luminária exclusiva para cada consumidor”, comenta Osni de Oliveira Junior, diretor de Marketing da Círculo. 

Arquitetura aliada ao real valor do design brasileiro 

Espaços acolhedores e que traduzem a essência da cultura brasileira são grandes apostas tanto na arquitetura, quanto no design de interiores, e a iluminação é imprescindível na hora de imprimir conforto e identidade visual a qualquer ambiente.

Por isso, cada vez mais arquitetos e designers andam juntos e atuam na co-criação de peças inovadoras. 

É neste sentido que se desenvolve a linha “Pendentes Gaia”, unindo a força de duas das principais empresas de Santa Catarina em uma ideia que celebra a potência da natureza e dos recursos brasileiros.

“Colocar na mesma peça a dureza do aço misturado à flexibilidade e às possibilidades do algodão traduz essa energia essencial de Brasil, de força, de resiliência, de adaptação e, claro, de beleza”, finaliza a designer de produtos, Raquel Brocco

Sobre a Blumenau Iluminação

A Blumenau Iluminação possui uma história repleta de tradição e empreendedorismo. Fundada em 1º de agosto de 1978 por Orlando Zeno Pamplona, chegou ao mercado como Luminárias Blumenau, adotando o nome da cidade catarinense em que estabeleceu sua sede.

Sua Linha Colonial, reconhecida nacionalmente por seu processo de fabricação manual e de cobreamento exclusivo, ajudou a estabelecer a empresa no mercado. Hoje a empresa é fortalecida por um mix de mais de mil produtos, que unem modernidade, tecnologia e tradição.

A empresa atua em todo o Brasil e em mais de 10 países da américa latina, mas pretende ampliar a participação para outros continentes.

“O crescimento de resultado dos últimos anos, somados aos investimentos que já viemos fazendo em todas as áreas da empresa, nos coloca entre as maiores players do segmento.

Isso reforça nosso comprometimento e credibilidade”, informa Renato Medeiros, presidente da Blumenau Iluminação. 

Sobre a Círculo

A empresa é a maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina e desenvolve produtos e acessórios para artesanato. Há 85 anos no mercado, conta com mais de 1,5 mil colaboradores ativos na empresa, exporta para mais de 45 países e é a marca com maior atuação do segmento no país.

Possui mais de 700 produtos em seu mix e, através do Time de Artesãos, que soma 15 profissionais, oferece suporte na educação e profissionalização do artesanato, com workshops em todo o Brasil, além de estimular quem pratica o trabalho manual como hobby, oferecendo e-books gratuitos, aplicativo próprio e publicações especializadas em tricô, crochê, amigurumi e bordado.

Mais informações: NATHÁLIA HEIDORNPresse Comunicação(47) 3041-2990 / 3035-5482WhatsApp: 47 9 9972-8431www.presse.inf.br 


Compartilhar