Brahman anuncia os vencedores da 3ª Prova Eficiência e Performance

Brahman anuncia os vencedores da 3ª Prova Eficiência e Performance

13 de agosto de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

A final do evento contou com o julgamento de morfologia onde touros de vários criatórios do país foram avaliados

Encerrada na última sexta-feira, 4 de agosto, a 3ª Prova Eficiência e Performance Brahman/BoicomBula confirmou a capacidade da raça zebuína para produzir carne de qualidade com sustentabilidade.

A final, ocorrida no Centro Humberto de Freitas Tavares, em Botucatu/SP, reuniu criadores de todo o país e representantes de entidades que acompanharam o julgamento de morfologia, última etapa de avaliação da prova que acontece desde maio.

Sob o comando do jurado da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) Izarico Camilo, 36 touros foram julgados. O resultado do julgamento confirmou que o olhar técnico está bem alinhado às ferramentas de seleção.

“Os reprodutores que se destacaram no julgamento também tiveram excelente desempenho nas demais avaliações da prova. São animais jovens, com boa conformação de carcaça, desenvolvimento de comprimento de peças musculares, aprumos e consistência racial. Isso comprova que a raça Brahman está no caminho certo, agregando valor à pecuária de corte brasileira”, destaca Izarico.

Na visão do vice-presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, que acompanhou a final da prova, os touros vencedores representam todas as características que se busca em uma raça voltada para a produção de carne.

“Os animais apresentaram bastante uniformidade, bons aprumos, aparelho reprodutor correto, desenvolvimento corporal equilibrado, bem caracterizados e de pelagens uniformes”, pontua.

Para o superintendente Técnico Adjunto de Fomento do Leite, Carlos Henrique Cavallari Machado, a estrutura técnica da prova está alinhada às atuais demandas da pecuária de corte, focando características de grande impacto econômico.

“O julgamento morfológico dos animais fechou de maneira muito especial a Prova. Parabéns a Associação do Brahman por oportunizar aos seus criadores mais essa possibilidade de selecionar seus animais por meio de critérios sólidos e consistentes”, acrescenta Carlos Henrique.

O criador Amir Miguel de Souza Filho, titular do criatório Brahman Fada, assegura que um dos diferenciais da prova é a possibilidade de competir com criadores de todo o país dentro de critérios bem objetivos e técnicos. Com o touro MR 880 do Amir, ele recebeu três premiações: Campeão da 3ª Prova Brahman Boi com Bula, Campeão Gourmet e Campeão de Morfologia.

“Desde novinho, ele era um reprodutor que vinha se destacando na fazenda. Agora, todas as avalições da prova confirmaram nossa expectativa. Trata-se de um animal com muito potencial para contribuir para a pecuária nacional, podendo ser utilizado tanto para produzir bezerro de corte quanto animais puros”, informa Amir.

O presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), Gustavo Rodrigues, lembra que a genética dos touros avaliados pela prova estará à disposição de pecuaristas de todo o país.

“Realizaremos no dia 15 de agosto, a partir das 20h, o Leilão Virtual Brahman BoicomBula onde serão ofertados touros participantes da prova”, informa. A transmissão será pela MF Rural.  

A 3ª Prova de Eficiência e Performance Brahman BoicomBula foi promovida pela ACBB, em parceria com a BrasilcomZ e a central Bela Vista, conta com o apoio da ABCZ, PremiunGen, Miya Consultoria e DGT Brasil.

Confira o resultado 3ª Prova de Eficiência e Performance Brahman BoicomBula

Grande Campeão Julgamento de Morfologia

NOME: DOMM 203 – MR ESAU

PROPRIETÁRIO: RANCHO DOMM

Campeão Julgamento de Morfologia – Prova 1

NOME: DOMM 203 – MR ESAU

PROPRIETÁRIO: RANCHO DOMM

Campeão 3ª Prova Brahman Boi com Bula – Prova 1

NOME: WLMB 6353 – MR N POUS. POI 6353

PROPRIETÁRIO: FAZENDA NOVA POUSADA

3ª Prova Brahman Boi com Bula – Campeão Gourmet Prova 1

NOME: WLMB 6353 – MR N POUS. POI 6353

PROPRIETÁRIO: FAZENDA NOVA POUSADA

3ª Prova Brahman Boi com Bula – Campeão Desempenho Prova 1

NOME: ASSU 1359 – MR ASSU 1359 FIV

PROPRIETÁRIO: BRAHMAN ASSU

3ª Prova Brahman Boi com Bula – Campeão Eficiência Prova 1

NOME: WRRB 1456 – MR. W2R POI 1456

PROPRIETÁRIO: AGROPECUÁRIA W2R

Campeão Julgamento de Morfologia – Prova 2

NOME: MR 880 DO AMIR

PROPRIETÁRIO: BRAHMAN FADA

Campeão 3ª Prova Brahman Boi com Bula –Prova 2

NOME: AMIS 880 – MR 880 DO AMIR

PROPRIETÁRIO: BRAHMAN FADA

3ª Prova Brahman Boi com Bula – Campeão Gourmet Prova 2

NOME: AMIS 880 – MR 880 DO AMIR

PROPRIETÁRIO: BRAHMAN FADA

3ª Prova Brahman Boi com Bula – Campeão Desempenho Prova 2

NOME: ASSU 1399 – MR ASSU 1399

PROPRIETÁRIO: BRAHMAN ASSU

3ª Prova Brahman Boi com Bula – Campeão Eficiência Prova 2

NOME: DOMM 231 – MR FRIZON

PROPRIETÁRIO: RANCHO DOMM–


Compartilhar