Brasil e Alemanha estreitam parceria para estimular a inovação industrial
13 de março de 2023Cooperação foi assinada entre Embrapii e Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha com foco em bioeconomia e hidrogênio verde
A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) assinou, neste domingo (12), um acordo de cooperação com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo, na sigla em alemão) para estimular a cooperação entre os dois países no desenvolvimento de inovação na indústria brasileira.
A parceria estreita as relações entre os dois países, de forma a fomentar projetos na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com foco em bioeconomia e hidrogênio verde, e a conexão entre startups e empresas, especialmente pequenas e médias.
O acordo foi assinado pelo diretor de Operações da Embrapii, Carlos Eduardo Pereira, e pelo presidente da AHK São Paulo e presidente da BASF para a América do Sul, Manfredo Rübens, na presença do ministro da Economia e Proteção Climática da Alemanha, Robert Habeck.
A assinatura ocorreu durante a 39ª edição do EEBA (Encontro Econômico Brasil-Alemanha) 2023, em Belo Horizonte (MG), cujo tema é “Novas abordagens sobre energia, clima e digitalização”.
“A Embrapii busca realizar ações de cooperação internacional para estimular a inovação em áreas estratégicas. No caso específico da Alemanha, temos o enfoque na bioeconomia, o que está bastante alinhado à agenda de sustentabilidade que, nos anos mais recentes e, de forma mais expressiva em 2023, tem sido uma das prioridades da Embrapii”, destaca Carlos Eduardo Pereira.
O documento assinado prevê estabelecimento de uma cooperação bilateral para estímulo a projetos na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O objetivo é facilitar o acesso aos instrumentos de apoio técnico e financeiro da Embrapii.
“Como representantes da economia alemã no Brasil, entendemos que a parceria com a Embrapii é estratégica para o fortalecimento e aumento de competitividade da indústria brasileira, especialmente pequenas e médias empresas (PMEs), nas áreas de inovação aberta, economia verde e transição energética”, afirmou Manfredo Rübens.
O acordo prevê também a possibilidade de realização de pesquisas, levantamentos e compartilhamento de informações com o intuito de identificar as principais demandas e necessidades da indústria local, com especial foco em startups e PMEs; assim como desenvolvimento, planejamento e execução de projetos, eventos e iniciativas no âmbito da inovação aberta, promovendo conexões entre empresas, startups e entidades de pesquisa do Brasil e da Alemanha.
EEBA 2023
O Encontro Econômico Brasil-Alemanha é considerado um dos eventos de maior relevância para o relacionamento entre os dois países. Neste ano, foram discutidos temas relacionados às cadeias de valores, sustentabilidade e economia circular.
O evento foi realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pela Federação das Indústrias Alemãs (BDI) e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae).
Sobre a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo
A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) representa oficialmente a economia alemã no Brasil há mais de 100 anos, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre ambos os países.
A instituição representa 800 empresas alemães e brasileiras que juntas geram cerca de 10% do PIB industrial brasileiro e empregam 250 mil pessoas diretamente.
Por meio da Câmara, as empresas associadas se beneficiam também de uma rede exclusiva e mundial de 150 câmaras alemãs espalhadas por 93 países.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com instituições de pesquisa, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial, com o objetivo de fomentar inovação na indústria.
Para isso, conecta pesquisa e empresas, e divide riscos, ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado.
Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade com a competência técnica que se enquadra às necessidades de seu projeto.
A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Imprensa – Embrapii
Julia Guimarães
Contato:juliaguimaraes@pridea.com.br/ (11) 98739 4030