Brasileiras residentes no exterior podem acessar cursos gratuitos

14 de fevereiro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Empreendedorismo, educação financeira, marketing digital, artesanato, costura e beleza estão entre as capacitações. A divulgação passa a contar com o apoio do Consulado-Geral do Brasil em Nova York

A divulgação dos cursos oferecidos por meio do Projeto Qualifica Mulher passa a contar com o reforço do Consulado-Geral do Brasil em Nova York. Brasileiras residentes no exterior podem se inscrever em capacitações gratuitas nas áreas de empreendedorismo, educação financeira, marketing digital, artesanato, costura e beleza.

Confira as oportunidades

O objetivo da iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em parceria com a associação Aliança Empreendedora, é promover a autonomia econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade.

“O apoio do Consulado é um passo importantíssimo para a expansão do Qualifica. Em 2021, oferecemos a política pública para 22 unidades federativas. Nosso principal objetivo é que as mulheres brasileiras tenham acesso a capacitação profissional de qualquer lugar, adaptando à sua rotina e local em que residem”, acrescenta a titular da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM/MMFDH), Cristiane Britto.

A secretária afirma ainda que a proposta é transformar realidades. “Essa qualificação é muito estratégica, principalmente quando consideramos o impacto negativo da pandemia para as mulheres no tocante ao mercado de trabalho. Por meio dessa ação conjunta, será possível chegar a todas as mulheres brasileiras, residentes ou não em nosso país, com importantes capacitações em prol da autonomia econômica e empreendedorismo feminino”, conclui.

Capacitação

Entre os cursos ofertados, todos voltados para o empreendedorismo, constam “Educação Financeira para Mulheres Empreendedoras”, “Porque você e todo mundo pode empreender”, “Marketing Digital para Mulheres Empreendedoras”, “Formalização para Mulheres Empreendedoras”, “Desvendando o Crédito – tudo sobre o tema em sete aulas” e “Inovar em tempos de crise”. O conteúdo é on-line e gratuito.

Também integram a lista de capacitações “Empreendedoras da Beleza – para você que atua ou tem um negócio na área da beleza”, “Finanças – Como organizar suas reservas para enfrentar tempos de crise?” e “Artesanato & Costura: esse é meu negócio!”.

Qualifica Mulher

Instituído pela Portaria n° 3.175/20, o projeto Qualifica Mulher tem a proposta de formar uma rede de parcerias com o Poder Público e instituições privadas. O intuito é fomentar ações de qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo para geração de emprego e renda para as mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Os eixos de atuação do projeto contemplam o “Qualifica Capacita – qualificação e capacitação profissional”, “Qualifica Empreende – capacitação para o empreendedorismo” e “Qualifica Concretiza – caminho à empregabilidade e incentivo ao microcrédito para empreendedoras”.

Durante o primeiro ano de execução, o Qualifica Mulher já beneficiou mais de 100 mil mulheres.

Acesse a página do projeto

Para dúvidas e mais informações:
gab.snpm@mdh.gov.br


Compartilhar