Brasileiros poderão optar por energia renovável na residência com a liberalização do mercado livre

30 de maio de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Ambiente que permite a escolha do fornecedor está em discussão no Congresso e negocia metade da geração renovável do país

29/5 – Dia Mundial da Energia

O Brasil é um dos países com maior potencial de geração renovável no mundo. Embora seja hoje o sexto maior país em geração eólica e esteja entre os quatro mercados com maior crescimento em energia solar no ano passado, as opções para a maior parte dos consumidores ainda são restritas ao mercado regulado. Por outro lado, metade da energia renovável do país é comercializada no ambiente de contratação livre (ACL), acessível apenas a grandes empresas (com demanda contratada de pelo menos 500 kW).

Para ampliar a possibilidade de escolha a todos os consumidores, está em discussão no Congresso um cronograma de abertura do mercado livre no PL 414/2021, que moderniza o setor elétrico, e possibilitará a chamada “portabilidade da conta de luz”. Com ela, os brasileiros poderão escolher seu fornecedor de energia elétrica, com base em critérios como economia, eficiência e sustentabilidade.

“Essa discussão que temos no Brasil já ocorreu em outros países. Na Europa e em algumas regiões dos Estados Unidos, os consumidores são livres para escolher de quem comprar energia elétrica. Esse poder de escolha impulsiona a competitividade, maior economia e a inovação no setor, além de favorecer a busca por matrizes mais limpas”, afirma Claudio Ribeiro, CEO da 2W Energia, uma das principais empresas do mercado livre.

Segundo o Índice de Atratividade de Países em Energia Renovável (RECAI, na sigla em inglês), elaborado pela consultoria EY, o Brasil foi classificado na 11ª posição em um ranking de 40 países, exercendo a liderança na América Latina em relação à atratividade de seus investimentos e oportunidades de implantação de energia renovável, como eólica e solar.

A partir de setembro deste ano, a geração eólica brasileira ganhará um reforço com a entrada em operação do Parque Eólico Anemus da 2W Energia, localizada em Currais Novos (RN) com potência instalada de 138,6 MW e capacidade para abastecer 365 mil residências. O segundo empreendimento da empresa, o Parque Eólico Kairós terá potência instalada de 261 MW e capacidade para abastecer 652 mil residências. Juntos, eles evitarão a emissão de 125 toneladas de CO2 por ano, sendo um impulso importante para o avanço das matrizes renováveis e transição para a economia de baixo carbono no Brasil.

A energia elétrica gerada pelos parques será totalmente destinada ao varejo do mercado livre de energia, que nos próximos anos deve chegar às 87 milhões de unidades consumidoras brasileiras.

Para conscientizar a população sobre a importância do uso de energias renováveis o dia 29 de maio foi instituído como Dia Mundial da Energia.

Fontes: Global Wind Energy Council (GWEC), IRENA, Absolar, Abraceel.

Sobre a 2W Energia

A 2W Energia está democratizando o acesso à energia renovável no Brasil com soluções inovadoras, tecnológicas e disruptivas. Com dois parques eólicos em construção, no Rio Grande do Norte e no Ceará, a empresa é uma das principais geradoras de energia limpa no país. Sua estratégia multicanal inclui a maior rede de venda direta do setor elétrico, com mais de 1500 consultores, presentes em todos os estados brasileiros. A empresa oferece soluções inovadoras com interface digital, telemetria, eficiência energética e serviços como a fintech 2Wbank, que conecta energia, finanças e sustentabilidade. A 2W Energia é a Segunda Onda do Setor Elétrico e leva informação para ajudar a sociedade a alcançar um consumo mais consciente, mais limpo e mais inteligente.

Por Barbara Mayumi


Compartilhar