Cabanha Basca ofertará elite de rebanho Angus e Brangus
29 de setembro de 2023Fotos: Divulgação
A Cabanha Basca, de Uruguaiana (RS), vai levar às pistas, neste domingo (1º/10), a elite das raças Angus e Brangus de seu plantel. Irão à venda 81 animais, sendo 26 touros Aberdeen Angus, 8 reprodutores Red Angus, 20 machos Brangus, 7 touros Red Brangus e 20 ventres Aberdeen Angus. Um gado, segundo a criadora Mariana Tellechea, muito parelho e com excelentes índices no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo).
“É um material diferenciado e que, certamente, irá agradar aos clientes”, afirma a pecuarista que toca a propriedade ao lado da filha Lila Tellechea Pinto e do genro Henrique Gonzalez. O remate será realizado a partir das 14h, com transmissão pelo Lance Rural e pela Parceria Leilões, que ficará no comando das vendas.
Um dos animais que deve se destacar em pista é o touro Red Angus Basco Temporal 1781 (lote 27). O exemplar de genética Resource detém o selo Performance da Associação Brasileira de Angus e se sobressai por ter Índice Final e Desmama 1% no Promebo.
“É um animal lindo, muitíssimo diferenciado, com excelentes números. É difícil achar um Red Angus com essa qualidade e beleza. Ele é o pacote completo”, acrescenta. Na raça Brangus, deve-se evidenciar o touro Basco Zinbabwe Arandu TEC1082 (lote 35). Ele irá abrir as vendas dos reprodutores da raça e carrega a genética da Basca Malibu 3036, vaca de destaque na Basca. “É um touro daqueles que dá vontade de ficar e usar no plantel. É diferenciado, com excelentes índices e profundidade de costela”, descreve.
Outros exemplares que devem gerar disputa entre os compradores são os da raça Angus Basco Resource 1813 (lote 1), homozigoto preto; Basca Temporal 1801 (lote 3), superior na Prova de Eficiência Alimentar Angus/Embrapa Sul 2023; Basca Resource 1779 (lote 2), que tem o selo Performance da Angus e Basco Supremo 1775 (lote 29). “É uma tourada de dois anos maravilhosa.
Animais com excelente desenvolvimento e ganho de peso. Essa é uma das ofertas Brangus mais bonitas que produzimos. Os animais Angus estão preparados para serem pais de cabanha nos mais diversos plantéis. É uma oferta bastante diferenciada, com uma pressão de seleção muito grande”, avalia.
No comando do martelo, o leiloeiro Fábio Crespo projeta um remate de bons resultados. “A Basca já movimentou às pistas da Temporada com os equinos e, agora, não deve ser diferente com os bovinos. Devemos ter médias aquecidas com uma oferta de ponta”, ressalta.
Crédito das fotos: Nelson Pinto Neto
Rua dos Andradas, 1464/113 – Centro Histórico, Porto Alegre (RS)
reportagem@jardinecomunicacao.com.br
51 3224.0104 | 3086.0105 | 999.111.342
Jornalistas responsáveis:
Carolina Jardine, Gisele Ortolan e Leticia Szczesny