CAE do Senado sabatina indicados ao BC nesta terça, 28

CAE do Senado sabatina indicados ao BC nesta terça, 28

28 de novembro de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Paulo Pichetti e Rodrigo Teixeira, indicados do presidente Lula, devem ser aprovados pelos senadores e ocupar as diretorias de Assuntos Internacionais e de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta

A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado realiza nesta terça-feira, 28, a sabatina de dois indicados para a Diretoria do Banco Central.

Os escolhidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva devem ocupar os cargos de diretor de Assuntos Internacionais e diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, da autarquia, caso sejam aprovados pelos senadores.

Para a Diretoria de Assuntos Internacionais, o petista indicou Paulo Picchetti, que é mestre em Economia pela USP (Universidade de São Paulo) e doutor em Economics pela University of Illinois – System. Atualmente, é professor da FGV.

Picchetti foi coordenador do índice de preços na Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e, atualmente, exerce função semelhante na FGV Ibre, onde coordena o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal).

O indicado deve substituir a atual diretora da pasta, Fernanda Guardado.

Rodrigo Teixeira é funcionário de carreira do Banco Central desde 2002 e atualmente está cedido para a Casa Civil, onde ocupa o cargo de secretário especial adjunto de análise governamental. Ele é o indicado de Lula para a Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta. Teixeira possui mestrado e doutorado em Economia pela USP (Universidade de São Paulo) e também é professor do Departamento de Economia da PUC-SP. Além disso, Teixeira trabalhou com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão da cidade de São Paulo entre 2013 e 2015, período em que o ministro da Fazenda foi prefeito. Teixeira substitui o atual responsável pela pasta, Maurício Moura.

Na sabatina os dois indicados devem ser questionados pelos senadores sobre propostas e visão para o Banco Central. Essa etapa é fundamental para avaliar a capacidade e a idoneidade dos indicados para exercerem cargos tão importantes no âmbito econômico do país.

A sessão está marcada para as 10h, e a sabatina está elencada como segundo ponto de pauta. A expectativa é que ambos os nomes sejam aprovados pela Comissão com pouquíssima ou nenhuma objeção. Com os novos nomes, Lula passará a ter quatro dos nove membros do colegiado que define o rumo da taxa básica de juros indicados por ele.

Agência Senado


Compartilhar