CANAL DE IRRIGAÇÃO DO CINTURÃO DAS ÁGUAS DO CEARÁ CONTA COM VEDACIT PRO MANTA ASFÁLTICA ARDÓSIA

12 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Para garantir que a água chegue às famílias, sem vazamentos pelo caminho, mais de 12 mil metros quadrados estão impermeabilizados com sistemas especificados com produtos da linha Vedacit Pro

Levar água para os moradores do semiárido do Nordeste – sem desperdício – é uma necessidade que a Vedacit, líder no mercado de impermeabilizantes, ajudou a suprir. A Vedacit Pro Manta Asfáltica II B Ardósia Poliéster está em 12.400 metros quadrados do Trecho 1 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), projeto de integração do Rio São Francisco em território cearense.

As mantas asfálticas com ardósia são indicadas para os canais de irrigação por ter o acabamento mais adequado. Os grânulos da ardósia são mais resistentes às intempéries climáticas e ideais para suportar as exigências causadas pelo atrito da água no revestimento durante o uso do canal. “Participar de uma obra com esta grande dimensão social é muito importante. A água é o bem mais precioso que há dentro de um canal de irrigação, não podemos perder nenhuma gota, pois a sobrevivência de muitas pessoas está dentro do perímetro irrigado”, ressalta o gerente Técnico-Comercial da Vedacit, Rolando Infanti Filho.

O Cinturão das Águas do Ceará (CAC) foi concebido para viabilizar uma maior capilaridade das vazões transpostas pelo projeto de integração do Rio São Francisco. No Trecho 1, em fase de implantação, são 145,3 km de caminhamento, com canal a céu aberto, túneis e sifões. A água é derivada da barragem Jati, no município de mesmo nome. O projeto total tem mais de 540 km e chega até o litoral, na cidade de Acaraú. Rolando conta que a obra foi inspirada no Canal do Trabalhador, a maior obra de impermeabilização do mundo e a primeira a utilizar manta asfáltica em um canal de irrigação no país.

Além da Vedacit Pro Manta asfáltica II B Ardósia Poliéster 4mm nos 12.400m², o Trecho 1 do CAC conta com outros produtos da marca: foram 600 kg de Vedacit Pró Emulsão Asfáltica Cargas; 2.000 litros de Vedacit Pró Agente de cura e 400 litros de Vedacit Pró Desmold CD.

Núcleo de Engenharia

Para fazer a especificação correta dos produtos adequados ao CAC, foi necessário considerar as características do projeto e o melhor custo-benefício para a obra. A Vedacit conta com uma área voltada exclusivamente para fazer as especificações: o Núcleo de Engenharia. O objetivo é identificar a demanda e informar o que o cliente precisa, oferecendo uma solução completa para construtoras, projetistas, aplicadores e distribuidores.

Os profissionais do Núcleo elaboram a compatibilização do sistema de impermeabilização entregando gratuitamente o memorial descritivo (documento que traz todos os serviços que precisam ser executados, com detalhes gráficos sobre os tipos impermeabilização, abrangendo materiais e sistemas complementares). “Estima-se que 90% das obras no Brasil não têm um memorial descritivo para a Impermeabilização”, ressalta Rolando, que está à frente do Núcleo. “É um sério problema, pois a falta de representação gráfica e informações técnicas sobre a obra pode acarretar o uso indevido de impermeabilizantes e em gastos desnecessários”, explica.

Em 10 meses de Núcleo, foram elaborados 90 memoriais, somando mais de 1,4 milhões de metros quadrados em áreas descritas. “Nossa atuação no Mundo Construtoras está cada vez mais personalizada. Além de um mix completo desenvolvido para atender as principais necessidades desse público, oferecemos serviços para otimizar o planejamento da obra. Com o Núcleo, entregamos um trabalho completo, com o descritivo do que cada área necessita, especificando os produtos corretos e as quantidades envolvidas”, sinaliza João Roberto Ximenes, diretor Comercial da Vedacit. O Núcleo de Engenharia trabalha em parceria com a equipe comercial, que identifica a demanda e informa o que o cliente precisa. “Nosso papel é oferecer o melhor produto para a área certa da obra”, explica Rolando.

Além das construtoras, os aplicadores especializados podem ter o memorial descritivo pronto, para entregar direto aos seus clientes e o projetista conta com a expertise da Vedacit para desenvolver em parceria os trabalhos relacionados à impermeabilização. “Todos ganham com o Núcleo. Ao oferecer uma solução completa fortalecemos o relacionamento, além de exercermos uma função de inovação, entendendo as necessidades do mercado e levando novas ideias para solucioná-las”, ressalta Rolando.

Sobre a Vedacit

www.vedacit.com.br – 0800-833-2248

Líder no mercado de impermeabilização e produtos de alta tecnologia para a construção civil, a Vedacit apresenta soluções inovadoras para a durabilidade e saúde das edificações e se aproxima das famílias brasileiras com soluções que são utilizadas no dia a dia, de forma prática e eficiente. A empresa, com 86 anos de atuação, eleva a impermeabilização a um patamar de maior modernidade estando mais perto das necessidades de seus consumidores.

São mais de 100 produtos em suas linhas de impermeabilizantes, materiais para a recuperação de estruturas e aditivos para concreto, desenvolvidos em laboratório próprio, com a mais alta tecnologia para oferecer soluções apropriadas a diferentes dimensões. Seus itens podem ser encontrados em mais de 50 mil pontos de venda.

Genuinamente nacional, a Vedacit possui três unidades fabris, duas em São Paulo – capital e Itatiba – e uma em Salvador, abastecendo todas as regiões do Brasil. Conta ainda com quatro grandes regionais distribuídas estrategicamente pelo país.

Para reforçar o compromisso com a sustentabilidade, a Vedacit é uma empresa associada ao Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Além disso, a empresa foi reconhecida como Top Employer 2022 e recebeu a certificação GPTW 2022, que atesta as melhores empresas para trabalhar no país.

Assim, a Vedacit assume um compromisso público de estar permanentemente alinhada com práticas que determinarão os rumos do desenvolvimento global nas próximas décadas.

Por Paula Ferezin


Compartilhar