Capacitação em Fruticultura Tropical: sistema de produção do mamão é o tema da próxima edição

1 de fevereiro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Foto: Arte: Wellington Cavalcanti

O mamão é o assunto da próxima edição do evento Capacitação em Fruticultura Tropical. O treinamento on line ocorre na terça-feira (1°) e a palestra técnica sobre sistema de produção do mamão no Cerrado será conduzida pelo pesquisador Nilton Junqueira, da Embrapa Cerrados. A transmissão pode ser acompanhada pelo canal da Embrapa no Youtube e pela página da Embrapa Cerrados no Facebook, a partir das 9h.

O mamão é atualmente a 5° fruta mais consumida no Brasil, ficando atrás da banana, laranja, melancia e maçã. Na ocasião, o pesquisador fará um breve relato sobre o cultivo do mamão no Cerrado, mostrando os pontos fortes e fracos, e irá sugerir um sistema de produção da fruta para o Distrito Federal e Entorno. A expectativa dos organizadores com o curso é contribuir para aumentar a taxa de adoção das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa.

A capacitação sobre o mamão, on line, faz parte de uma série que teve início em junho de 2021 e segue até abril de 2022. A cada 14 dias, sempre às terças-feiras às 9h, é realizada uma palestra com pesquisadores de diversas unidades da Embrapa, com a participação de técnicos, extensionistas e especialistas da Emater-DF, da Emater Goiás, e da Emater-MG e das demais instituições parceiras. A cada edição um tema específico é abordado.

A iniciativa tem a contribuição de profissionais da pesquisa, extensão rural e ligados às políticas públicas. Além disso, conta com o apoio da Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), uma das Rotas de Integração Nacional idealizada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) com o objetivo de profissionalizar a cadeia produtiva da fruticultura, integrando os subsistemas de insumos, produção, extrativismo, processamento e comercialização por meio da criação de sistemas agroflorestais, agroindustriais e de serviços especializados. 

Os temas das palestras foram definidos a partir de prospecção realizada pela Embrapa Cerrados (DF) e pela Emater-DF, com apoio da Emater-MG, Emater-GO e da Rota da Fruticultura, que buscou identificar as culturas mais importantes visando à elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento regional com a melhoria das condições de vida de produtores rurais do segmento na região do Cerrado.

Confira as palestras já realizadas

A primeira palestra técnica da Capacitação teve o tema Maracujá: cultivares, sistemas de produção e mercado, realizada em 15 de junho de 2021 pelo pesquisador Fábio Faleiro, da Embrapa Cerrados. A segunda foi Citros: do plantio à colheita, ministrada pelo pesquisador Eduardo Girardi, da Embrapa Mandioca e Fruticultura em 29 de junho. 

Mercado e a comercialização de frutas frescas e processadas foi apresentado por Ana Maria Costa, pesquisadora da Embrapa Cerrados, no dia 13 de julho. A quarta palestra foi realizada no dia 27 de julho com o pesquisador João Dimas Maia, da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), que falou sobre Uvas de mesa: cultivares, sistemas de produção e mercado

No dia 10 de agosto, foi abordado o tema Uvas para vinho e suco: mercado, agregação de valor e perspectivas pelo pesquisador Giuliano Pereira, da Embrapa Uva e Vinho. No dia 20 de agosto, o pesquisador Luís Eduardo Corrêa Antunes, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), apresentou conteúdos sobre Frutas vermelhas: sistema de produção de morango, mirtilo e amora-preta.

O tema no dia 8 de setembro foi Fruteiras temperadas: sistema de produção em ambiente tropical, com o pesquisador Paulo Lopes, da Embrapa Semiárido. No dia 21, o pesquisador Raul Rosa, da Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ), palestrou sobre Cultivo orgânico: sistemas de produção na fruticultura.

No dia 5 de outubro, o tema tratado foi Fruteiras Nativas: propagação e domesticação, com o pesquisador Ailton Pereira, da Embrapa Cerrados. No dia 26, o tema foi Banana: cultivares sistemas de produção e mercado, com o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Edson Perito Amorim. O pesquisador Tadeu Graciolli abordou, no dia 3 de novembro, o Cultivo comercial do abacate.

No dia 16, o assunto foi Goiaba: instruções técnicas para o cultivo comercial tema também abordado pelo pesquisador da Embrapa Cerrados. A última palestra de 2021 tratou da Pitaya: melhoramento genético e sistemas de produção e ficou a cargo do pesquisador Fábio Faleiro. Já a manga foi o tema da primeira palestra de 2022. O tema Instruções técnicas para o cultivo comercial da manga foi tratado pelo pesquisador Tadeu Graciolli.

Também estão agendadas as seguintes palestras, sempre às 9h:

Graviola: sistema de produção no Cerrado – Nilton Junqueira (Embrapa Cerrados) – 15 de fevereiro de 2022
Pêssego: pesquisa, inovação e produção em clima tropical de altitude – Maria do Carmo Raseira (Embrapa Clima Temperado) – 1 de março de 2022
Açaí: cultivares, sistemas de produção e mercado – João Tome de Farias Neto (Embrapa Amazônia Oriental) – 15 de março de 2022
Cacau: cultivares, mercado e sistema de produção no Cerrado – Paulo Cesar Lima (pesquisador UMIPI Cacau) – 29 de março de 2022
Melão e melancia: cultivares, sistema de produção e mercado – Jony Yuri (pesquisador da Embrapa Semiárido) – 12 de abril de 2022.

Todas as palestras estão sendo gravadas e disponibilizadas no canal da Embrapa no Youtube e também na homepage da Embrapa Cerrados para acesso gratuito.

Serviço:
Mamão: sistema de produção no Cerrado
Quando: 1° de fevereiro, às 9h
Onde: https://www.youtube.com/watch?v=Zud0KdqO0XQ

Juliana Caldas (MTb 4861/DF)
Embrapa Cerrados

Núcleo de Comunicação Organizacional – NCO
Embrapa Cerrados
cerrados.nco@embrapa.br
(61) 3388 9891/ 9945
www.embrapa.br/cerrados

Videos integrados da mensagem


Compartilhar