Capgemini e Alpargatas trabalham juntas para transformar experiência dos colaboradores usando inteligência de dados

29 de abril de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

 A Capgemini desenvolveu um projeto que aprimora experiências com base na análise de dados por meio da Qualtrics

São Paulo, 29 abril do ano 2022 – Capgemini foi a parceira escolhida pela Alpargatas para a implementação de um projeto de transformação da experiência dos colaboradores .

Como parte do projeto, a Capgemini usou a Qualtrics para entender a cultura de trabalho existente e levar resultados de negócios inovadores para a Alpargatas – maior empresa de calçados abertos do mundo.

O projeto desenvolvido pela Capgemini apoiou e permanece desenvolvendo de maneira estratégica todo o processo interno de melhoria contínua para estreitar a relação da empresa com seus colaboradores e promover uma experiência diferenciada para esse público, por meio de escuta ativa e mapeamento de toda a jornada do ciclo de vida dos stakeholders.

O projeto, que entrou em operação em dezembro de 2020, definiu sete grandes momentos importantes na jornada das pessoas da empresa. Em seguida, coletou seus comentários para ajudar a definir e transformar as experiências.

Dados e análises em torno da experiência das pessoas ajudaram os líderes da organização a entender o “pulso” das ações e desenvolver estratégias que os auxiliassem a melhorar o engajamento, reduzir o desgaste e reter os melhores talentos. 

Queremos oferecer a melhor experiência das nossas pessoas em todas as fases de sua jornada conosco. Com esta estrutura inovadora, podemos nos adaptar e melhorar constantemente, entendendo as demandas das áreas de onde eles precisam de suporte,  além de gerenciar as carreiras e garantir que suas necessidades e objetivos dos colaboradores sejam ouvidos, afirma. José Roberto Daniello, VP de Pessoas da Alpargatas.

“É uma grande satisfação fazer parte deste projeto com a Alpargatas onde foram estabelecidas novas práticas inovadoras na área de gestão de talentos. É um exemplo perfeito de como os dados podem transformar a experiência do funcionário e melhorar a visão da marca junto aos seus talentos. O projeto nos permitiu apoiar a Alpargatas a transformar a experiência de seus colaboradores por meio da aplicação de uma técnica que antes era utilizada somente para melhorar a experiência dos clientes finais”, explica Thiago Nascimento, Vice-presidente da área de Serviços Digitais na Capgemini Brasil.

A jornada começa no período em que os candidatos buscam uma oportunidade na Alpargatas (Alpa no Radar), cobrindo os momentos mais relevantes do ciclo de vida dos colaboradores na empresa (integração – denominado check-in, crescimento e reconhecimento na carreira, aprendizado, bem-estar, rotina e performance) e continua até sua saída (check-out).

Três meses após a implementação da ferramenta, a Capgemini também forneceu consultoria estratégica e orientação para melhoria contínua ao longo do ciclo de vida dos funcionários na organização.

O projeto envolveu envio de pesquisas, desenvolvimento de ambiente de monitoramento dos resultados para garantir insights personalizados para as lideranças, estruturação da lógica e governança de metas, coordenação no mapeamento dos processos, além da conexão com cada período da pesquisa.

A Qualtrics EmployeeXM é utilizada para aplicar os questionários de forma automatizada assim que cada funcionário atinge o nível pré-determinado em suas jornadas.

Entre os resultados obtidos estão a criação de dashboards com os dados coletados nas pesquisas de forma simples e objetiva, disponíveis para monitoramento em tempo real, com insights acionáveis para tomada de decisão e melhoria da experiência do colaborador.

A empresa passou a contar ainda com esse sistema para medir diversos pontos que impactam o bem-estar e o desenvolvimento de carreira dos atuais colaboradores e daqueles que buscam uma oportunidade.

A Capgemini permanece apoiando a Alpargartas na evolução do programa de gestão da experiencia (como, por exemplo: novos pontos de medição, frequência de contato, automacões e dados) com foco na geração de insights acionaveis e priozação de tomada de ação que possam transformar a experiencia dos colaboradores.

Sobre a Alpargatas

Alpargatas é uma empresa brasileira de atuação global detentora das marcas Havaianas e Osklen. Com 114 anos e atuação em mais de 100 países, a Alpargatas tem 8 unidades fabris no Brasil e mais de 17 mil colaboradores ao redor do mundo. A estratégia da empresa é crescer como uma powerhouse global, digital, inovadora e sustentável, de marcas desejáveis e hiperconectadas.

Sobre a Capgemini

A Capgemini é líder global em construir parcerias com empresas para transformar e gerenciar seus negócios, aproveitando o poder da tecnologia. O Grupo é guiado dia após dia pelo propósito de liberar a energia humana por meio da tecnologia por um futuro inclusivo e sustentável.

É uma organização responsável e diversa com um time de 325.000 pessoas em mais de 50 países.

Com sua forte herança de 55 anos e profunda experiência no setor, a Capgemini conquistou a confiança de seus clientes para atender a toda a amplitude de suas necessidades de negócios, desde a estratégia e concepção de projetos até a operação, impulsionada por um mundo de nuvem, dados, IA, conectividade, software, engenharia digital e plataformas em rápida evolução e repleto de inovação.

O Grupo reportou em 2021 receitas globais de € 18 bilhões.

Get The Future You Want | 

Ketchum


Compartilhar