Caravana do Esporte, do IEE, chega a Mateus Leme (MG) nesta terça-feira (26)

26 de julho de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Serão três dias de ações do projeto do Instituto Esporte & Educação, de Ana Moser, na cidade, com formações de professores e diferentes atividades para crianças e jovens, no Sítio Morada do Rei

Julho, 2022 – A Caravana do Esporte, do Instituto Esporte & Educação, estará em Mateus Leme, interior de Minas Gerais, a partir desta terça-feira (26) e até a quinta-feira (28). Cerca de 2.000 alunos de escolas municipais terão três dias de muita brincadeira nas estações de esporte do projeto. E, em conjunto, serão realizadas também as ações da Caravana das Artes, do Instituto Mpumalanga. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

Com o apoio da Prefeitura de Mateus Leme, a Caravana do Esporte chega à cidade com foco nos estudantes, gestores públicos e professores da rede pública, com participação de especialistas e atletas convidados. Já está confirmada a presença de Emerson Ferretti, ex-goleiro do Bahia.

“Nas diferentes cidades que recebem o projeto, o objetivo da Caravana do Esporte, com suas ações, é auxiliar na ampliação do trabalho pedagógico nas escolas e nas comunidades. Ela leva o esporte até as crianças e jovens, chegando agora a Mateus Leme”, afirma a presidente do IEE, Ana Moser.

As crianças vão brincar em oito miniestações de esportes erguidas no Sítio Morada do Rei, no bairro Central, em Mateus Leme. E profissionais das secretarias municipais de Educação, de Esporte e da Cultura participarão de duas formações: Pedagogia do Esporte Educacional e Metodologia Viva com Arte, desenvolvidas pelos Institutos em conexão com a Base Nacional Comum Curricular e que visam auxiliar no trabalho pedagógico com esporte e arte nas escolas.

Há 17 anos, a Caravana do Esporte leva esporte e educação para todo o País, com a aplicação da metodologia para formação continuada em esporte educacional. Esta edição 2022 conta com atendimento presencial de professores e estudantes das escolas públicas e formações de educadores em formatos presencial e à distância (EaD). E recebem a Caravana este ano as cidades de Aracaju (SE), Mateus Leme (MG), Curionópolis (PA), Corumbá (MS) e Cabo de Santo Agostinho (PE).

Toda a ação em Mateus Leme será registrada em um documentário a ser exibido pelo Canal Sol Brasil – plataforma de smartTV SOUL TV e pelo youtube do Instituto Mpumalanga.

Sobre a Caravana do Esporte –
A Caravana do Esporte é um projeto de educação que viaja o Brasil  e leva aos  municípios as metodologias Pedagogia do Esporte Educacional para capacitação de educadores e gestores públicos. Desde 2005,  foram mais de 200 municípios atendidos, com participação voluntária de artistas e atletas convidados. A partir de 2020, os projetos implantaram uma plataforma para formação de professores em formato EaD.

A Caravana é uma parceria entre UNICEF, Instituto Esporte & Educação e Instituto Mpumalanga, em prol de uma escola com mais esporte e arte. A Caravana do Esporte tem patrocínio da Mastercard, Vale e Unilever. 

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 55 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Saiba mais sobre o IEE: 

Site: www.esporteeducacao.org.br/

Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/

Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL


Compartilhar