Um novo grupo de cooperados da Castrolanda realizou, entre os dias 25 a 31 de janeiro, a 4ª Visita Técnica e a primeira do ano para o estado do Tocantins.
A viagem foi uma oportunidade para que os produtores pudessem visitar fazendas em prospecção (disponíveis para venda) na região de Colinas do Tocantins, cidade onde a cooperativa fará a construção de um novo entreposto de recebimento de grãos.
O Supervisor Técnico da Castrolanda, Hebert Krupnishi de Lima, foi o organizador da quarta edição da visita e participou da organização do roteiro ao longo da última semana.
“As visitas técnicas são ações extremamente válidas e nós, enquanto cooperativa, precisamos fomentar cada vez mais os nossos cooperados, aqui do sul do Paraná e interior de São Paulo, para que subam para o estado do Tocantins junto com a Castrolanda e adquiram propriedades lá fomentando as áreas de crescimento no estado”, explica.
Segundo Krupnishi, ações como essas também contribuem para que os produtores possam conhecer melhor a região do Cerrado, sentindo o ambiente, relevo e clima.
“Quanto mais cooperados levarmos, mais eles terão acesso ao Tocantins. E quando eles conhecem o estado, acabam mudando de opinião porque percebem que lá tem um potencial produtivo muito grande.
Nas visitas técnicas o produtor também tem acesso ao valor das terras, que é mais em conta que o Sul. Além disso, trata-se de uma região com um solo que vai desde o arenoso até o mais argiloso, muitas vezes, dentro do mesmo talhão, o que gera boas oportunidades de negócio”, destaca.
Roteiro
O roteiro incluiu ainda visitas em fazendas que já estão em produção de grãos na região. As fazendas visitadas pelos produtores foram incluídas no roteiro com o apoio da Ruraliza Negócios, imobiliária com experiência destacada na mediação de compra, venda e arrendamento de imóveis rurais no estado do Tocantins.
“Com as visitas nós apresentamos o potencial produtivo de toda a microrregião que envolve Colinas do Tocantins com ótimas ofertas de áreas degradadas e preços acessíveis para que esses produtores possam investir e ter bons resultados na colheita”, comenta Juscelino Kubitschek, responsável pela empresa. A quinta edição da Visita Técnica está prevista para acontecer em maio deste ano.
Cooperados que investiram
O produtor Fausto Fanchin é cooperado da Castrolanda há mais de 17 anos e participou da viagem técnica pela quarta vez.
Fanchin adquiriu área na região recentemente e para ele, o grande diferencial de fazer as visitas é a troca de experiências com outros produtores do Paraná que já se consolidaram no Tocantins.
“Em uma das fazendas que nós visitamos o produtor é de Castro e essa troca para nós é muito válida, pois nós trazemos o que temos de bom na região sul do Brasil e com ele aqui nós conseguimos entender um pouco melhor o ambiente e agregar as experiências que ele teve com a safra ao longo dos últimos anos”.
Igor Van Den Broek foi o primeiro cooperado da Castrolanda a semear as primeiras áreas de soja no Tocantins.
As sementes foram plantadas no mês de novembro de 2024 na propriedade de Igor, localizada no município de Arapoema, e que possui uma área de 450 hectares.
O produtor, que recebeu o grupo em sua fazenda, comemora a lavoura que está em pleno desenvolvimento.
“O processo reprodutivo está quase fechando o ciclo e nós estamos muito contentes e com um sentimento que teremos bons resultados do nosso primeiro ano aqui no Tocantins”, comemora.
Características do entreposto
As obras do entreposto estão previstas para começar ainda neste ano com um investimento que gira em torno de R$ 100 milhões.
O entreposto irá operar com a recepção, secagem, armazenamento de grãos e comercialização da produção.
Ele foi projetado considerando um crescimento futuro e prevê um empreendimento cujos diferenciais serão a eficiência operacional, tecnologias modernas e alto grau de automação.
A unidade também será uma base importante para a comercialização de insumos e sementes, assistência técnica e comercialização dos grãos, ajudando os produtores do início ao fim da cadeia agrícola.
Sobre a Castrolanda
Somos uma Cooperativa feita de pessoas para pessoas e estamos sempre atentos aos acontecimentos ao nosso redor e ao redor do mundo. Sabemos o quanto o nosso solo é rico e que é dele que surge a matéria-prima que se transforma em produto e sustento para muitas famílias.
A nossa força vem do cooperativismo e da união entre as pessoas, parceiros e negócios!
Conquistamos hoje o nosso futuro, trabalhamos por um crescimento sustentável e consciente. Com mais de sete décadas anos de história, a Cooperativa Castrolanda é formada por mais de 1.100 cooperados no Estado do Paraná e interior de São Paulo.
Com R$ 7 bilhões de faturamento e aproximadamente 3.800 colaboradores, a cooperativa conta com unidades de negócios divididas em Operações (Agrícola, Carnes, Leite, Batata e Administração) e Industrial (Carnes, Leite, Batata e Sementes).
O compromisso de cada uma das áreas de negócios é coordenar, desenvolver e fomentar as atividades dos cooperados, estando presentes em todos os elos das cadeias produtivas e na agregação de valor por meio das indústrias – com produção de marca própria bem como de terceiros, que contribuem para o desenvolvimento da representatividade no mercado.
Endereço |
Praça dos Imigrantes, 03 – Colônia Castrolanda – Castro-PRCEP: 84196-200 |