Causas socioambientais ganham materialidade em projetos fomentados pela Yunus Investimentos

Causas socioambientais ganham materialidade em projetos fomentados pela Yunus Investimentos

3 de junho de 2021 Off Por Danielsuzumura
Compartilhar

Foto: Google

Instituição fundada por vencedor do Nobel da Paz fomenta no Brasil projetos como PlantVerd e Assobio, comprometidos com o meio-ambiente

De olho em impacto socioambiental, a Yunus Investimentos aposta em novos parceiros cujos negócios sociais estão centrados na recuperação do meio-ambiente, trazendo materialidade às causas apoiadas pela empresa. De apoio ao reflorestamento até soluções urbanas que permitem uma dinâmica de vida mais sustentável, a empresa fundada pelo vencedor do Nobel da Paz Muhammad Yunus planeja expandir sua atuação nesse sentido e o Brasil é terreno fértil por possuir uma das maiores diversidades do planeta em fauna e flora.

Alguns desses cases podem ser verificados desde já, como é o caso da PlantVerd, projeto especializado na elaboração de projetos ambientais e execução de serviços florestais para empresas estatais e privadas no Brasil nos setores de desenvolvimento imobiliário urbano, logística, mineração, energia, óleo e gás e tratamento de água e saneamento.

A sua atividade principal envolve recuperação de nascentes, plantio compensatório de árvores e restauração de áreas com espécies arbóreas nativas. Com atuação desde 2013, a empresa 100% brasileira já plantou 2,2 milhões de mudas de árvores, além de recuperar mais de 2 mil hectares de área degradada, algo equivalente a 2,8 mil campos de futebol.

Outra iniciativa fomentada pela Yunus Investimentos é a Assobio, que busca preservação através do plantio e da manutenção da mata, através de projetos envolvendo comunidades locais.

Para os moradores das regiões de sua atuação, a Assobio também oferece educação ambiental e treinamento para os mais desfavorecidos, além de realizar o monitoramento de florestas e de reservas – cerca de 700 mil mudas nativas foram plantadas desde a sua fundação.

A Yunus Investimentos também alocou aporte financeiro no negócio social Morada da Floresta, projeto que trabalha com soluções para reduzir os impactos no meio ambiente, bem como reduzir o volume de resíduos destinados aos aterros sanitários.

Desde 2009 a empresa atua nas frentes da compostagem doméstica, fraldas de pano modernas e soluções para menstruação sustentável como coletor menstrual, lingeries absorventes e absorventes de pano. Nestes 12 anos, já produziu composteiras que, atualmente, evitam que cerca de 47,5 toneladas de resíduos orgânicos por dia sejam destinados aos lixões; soluções para menstruação e de produtos para bebês, que evitaram que 5 milhões de absorventes femininos e 11,4 milhões de fraldas fossem dispensados no meio ambiente.

A companhia fundada por Muhammad Yunus ainda apoia o Instituto Muda, que promove práticas sustentáveis nos condomínios residenciais de São Paulo através da gestão de resíduos, e doa 100% dos materiais coletados para cooperativas locais, criando uma cadeia que, além de prover uma solução ambiental, gera empregos na base da pirâmide.

Só em 2018, o projeto coletou 1.500 toneladas de resíduos, gerando renda para cerca de 400 cooperados.

“Queremos incluir um novo pilar no mundo dos investimentos, que vá além de risco e retorno: o pilar de impacto. Empresas que centralizam seus interesses em transformação socioambiental são o próximo passo do que acreditamos ser a evolução dos negócios.

Passou da hora de colocarmos a recuperação ambiental, o reflorestamento, o tratamento de resíduos e outras formas de cuidado com o planeta no topo das nossas preocupações”, afirma Luciano Gurgel, Country Director da Yunus Investimentos.

Sobre a Yunus Negócios Sociais

A Yunus Negócios Sociais acredita no poder dos negócios para endereçar e resolver os problemas mais complexos da nossa sociedade e do nosso planeta. Através do mindset dos Negócios Sociais – um modelo iniciado pelo co-fundador e Nobel da Paz, Prof Muhammad Yunus – trabalha com modelos de negócios inovadores, em diferentes geografias do mundo.

Através da unidade de Corporate Innovation, apoia grandes empresas a criarem estratégias de inovação social conectadas ao seu core business, ajudando a materializar sua visão de futuro e seu propósito através de impacto social.

A Yunus Negócios Sociais é parte da rede Yunus Social Business Global Initiatives, com sede em Berlim e presença, além do Brasil, em países como Índia, Portugal, Uganda, Quênia e Colômbia. Foi fundada, em 2011.

https://www.yunusnegociossociais.com/

Maindi


Compartilhar