Ceia de Natal plant-based com inspiração na Copa do Mundo
13 de dezembro de 2022Nutricionista Gabriela Carvalho dá dicas de como fazer ceias de final de ano sem carne, com base em pratos típicos de outros países
(São José dos Campos, 2022) – Algumas pessoas têm dificuldades de encontrar alternativas para o consumo de carne em eventos de final de ano com amigos e familiares. Para isso, a nutricionista especialista em alimentação a base de plantas separou um cardápio criativo inspirado na Copa do Mundo.
A ideia é aproveitar a diversidade cultural entre os países para ter mais comidas leves e saudáveis à mesa. Diversos países do mundo têm receitas deliciosas que não levam carne.
Tradicionalmente, as ceias brasileiras de Natal e Ano Novo têm como prato principal aves, como o peru e o chester. De acordo com uma pesquisa recente realizada por supermercadistas da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), a expectativa para este ano é de um crescimento de 3% no consumo de peru. Outros tipos de carnes ultraprocessadas também são comuns, como é o caso do tender.
“Nessa época do ano, as pessoas sentem mais dificuldade em manter o peso e a dieta. Não adianta comer certo o ano todo e descontrolar no final do ano. Tudo é uma questão de escolha e equilíbrio.”, explica Gabriela Carvalho, nutricionista especializada em alimentação plant-based.
Inspirar-se em pratos típicos de outros países é uma ótima saída para aqueles que querem manter uma alimentação mais saudável e não brigar com a balança.
“As pessoas brincam com a expressão ‘enfiar o pé na jaca’, mas a jaca é uma ótima opção”, brinca a nutricionista. “A jaca pode ser usada para substituir a carne animal por ser uma fruta rica em magnésio e manganês, fontes essenciais na formação e manutenção óssea. A fruta também possui cálcio, ferro, potássio, é rica em vitamina A e B6, e é uma fonte poderosa de antioxidantes.”, explica Gabriela Carvalho.
Inspiração na culinária internacional
Dos países do Oriente Médio, podemos trazer para a ceia o tabule, prato tradicional da culinária árabe, que é uma salada refrescante de trigo para kibe, tomate, pepino, cebola, hortelã e limão para temperar.
“Para ficar mais saudável, você pode substituir o trigo pela quinoa, rica em ômega 3, ômega 6 e ácidos graxos que auxiliam na redução do LDL (colesterol ruim)”, explica a nutricionista.
Muito comum no México, os Tacos, tortilhas de milho com recheios variados, são ótimas opções. Podem ser recheadas com chilli de feijão, pimentão e salsa. E para acompanhar, guacamole e molho típico à base de abacate.
“O abacate é rico em fibras, potássio, magnésio, vitamina A, e gorduras monoinsaturada que ajudam a reduzir os riscos de doenças crônicas”, comenta Gabriela Carvalho.
As Guiozas chinesas também são ótimas opções: os pasteizinhos recheados com legumes cozidos no vapor. Apesar de ser um prato típico da China, e ela não estar presente na Copa do Mundo, as guiozas se tornaram bastante popular na culinária japonesa.
Para a sobremesa, bombom de tâmara. Fruta típica do Norte da África que apresenta vitaminas A e C, é antioxidante, melhora a memória e auxilia no estresse.
O mundo é rico em pratos que podem ser adaptados para a dieta plant-based. Então, aproveite para pesquisar novas receitas, experimente novos sabores e mantenha-se saudável mesmo em períodos de festividades.
Sobre Gabriela Carvalho
Nutricionista clínica e esportiva especializada em alimentação plant-based, vegetarianismo, ayurveda e mindfuleating. Certificada pela Sociedade Vegetariana Brasileira e Nestlé Health Science. (CRN-3: 43245)
BRZ Contente & Marketing