Cerca de 24 mil litros de agrotóxicos falsificados serão incinerados

15 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Os produtos foram apreendidos em força-tarefa do Mapa e da PRF em Mato Grosso e encaminhados para inutilização

Cerca de 24 mil litros de agrotóxicos falsificados apreendidos em uma força-tarefa realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no estado de Mato Grosso foram encaminhados para incineração. A inutilização dos produtos é prevista no Decreto 4.074/02, que regulamenta a Lei nº 7.802/89.

O processo de inutilização do produto é realizado por empresas registrantes que colaboram com o recolhimento do agrotóxico para realizar a incineração em câmaras especiais, com temperaturas superiores a 800ºC, que controlam emissões atmosféricas e evitam contaminação do ar, dos solos e de mananciais.

A ação determinada pela fiscalização federal visa retirar de circulação produtos com marca comercial falsificada, agrotóxicos contrabandeados ou adulterados. 

Os agrotóxicos ilegais, sem registro no Mapa, constituem risco para a agropecuária, pela ausência de procedência e eficácia do produto para o controle e combate às pragas; risco à saúde, pela exposição à ingredientes ativos e componentes desconhecidos, tanto dos usuários, durante a aplicação do produto, como dos consumidores de alimentos; e risco ao meio ambiente, pela exposição da fauna e da flora às substâncias químicas desconhecidas, que podem causar mortes ou danos graves ao equilíbrio ambiental.

Informações à imprensa
Patrícia Távora
imprensa@agro.gov.br
Categoria
Agricultura e Pecuária Para mais informações: imprensa@agricultura.gov.br

Ministério da Agricultura.Pecuária e Abastecimento

Compartilhar