CESP agora é Auren Energia

25 de abril de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

A nova empresa foi apresentada ao mercado oficialmente no dia 28 de março e é a consolidação de ativos de energia da Votorantim S.A e CPP Investments

A Companhia Energética de São Paulo (CESP) agora é Auren Energia. Com novo nome, a companhia é resultado da consolidação dos ativos de energia da Votorantim S.A e do fundo canadense CPP Investments.

O anúncio, realizado no fim de março, marca um novo ciclo de expansão da companhia que se materializa com a abertura de capital e a criação de uma plataforma de energia e comercialização com matriz diversificada, 100% renovável, que combina fontes hidrelétrica, eólica e solar, bem como soluções híbridas.

O movimento de consolidação teve início em outubro de 2021 e foi concluído com a reorganização societária da CESP e a incorporação das suas ações à nova empresa, que já era sua controladora.

A Auren já nasce com projetos que contribuem e contribuirão de fato para o avanço da sustentabilidade e o crescimento econômico brasileiro, com impactos positivos junto a colaboradores, parceiros, clientes e acionistas.

Com atuação no estado de São Paulo desde 1966, a Cesp possui duas Usinas Hidrelétricas no interior paulista: UHE Paraibuna, localizada no Vale do Paraíba, e a UHE Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera), na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A barragem de Porto Primavera é uma das mais extensas do país, com 10,2 quilômetros e seu reservatório banha 12 municípios, seis do estado de São Paulo e seis do Mato Grosso do Sul.

Além da estrutura, a unidade tem se destacado como importante centro de pesquisas sobre geração de energia renovável.

Recentemente, a companhia deu início à operação da Usina Termossolar de Porto Primavera, a primeira em todo o Brasil.

O projeto piloto conta com tecnologia de ponta conhecida também como CSP (Concentrating Solar Power), cujo processo é semelhante ao das termelétricas, porém utiliza o calor do sol como fonte, em vez de combustíveis, que podem ser poluentes.

Com isso, a usina é capaz de armazenar a energia gerada por meio do calor do sol, possibilitando que a geração continue no período noturno ou em dias nublados.

Sustentabilidade

Assim como os projetos e pesquisas, a nova empresa também segue implementando programas ambientais e de desenvolvimento social nas áreas de influência de seus empreendimentos.

Na região de influência da UHE Porto Primavera, por exemplo, são 15 programas socioambientais voltados para a conservação da biodiversidade, relacionamento com a comunidade e desenvolvimento social.

Entre eles, o Programa de Reflorestamento em áreas próprias do reservatório (APPs), e Programa de Conservação e Monitoramento da Ictiofauna, que possui sete subprogramas voltados à conservação das espécies de peixes e manutenção da pesca na região.

Além disso, são mantidos o viveiro de produção de mudas de Porto Primavera, com capacidade produtiva de 1 milhão de mudas nativas ao ano; o Banco Ativo de Germoplasma (BAG), que contribui para a qualidade genética das mudas produzidas no viveiro e sua rastreabilidade, e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN Cisalpina), localizada no município de Brasilândia (MS), com 3.857 hectares destinados à conservação da biodiversidade, educação ambiental e ao desenvolvimento de pesquisa científica.

Também são executadas ações e projetos para a promoção do desenvolvimento social, educação ambiental e de relacionamento com as comunidades no entorno da hidrelétrica.

Já em Paraibuna, destacam-se as ações voltadas à conservação da Ictiofauna, com a Estação de Hidrobiologia e Aquicultura, à conservação de aves silvestres ameaçadas de extinção, com a manutenção do Centro de Conservação de Aves Silvestres, e à produção de mudas nativas como parte do Programa de Fomento Florestal.

Sobre a Auren Energia

A Auren Energia é uma das maiores plataformas de energia renovável e comercialização de energia do Brasil. A companhia opera com uma matriz diversificada em ativos localizados em diferentes regiões e uma das maiores capacidades instaladas do País (3,3GW).

Com sede em São Paulo, sua comercializadora apresenta uma carteira de clientes robusta, movimentando mais de 2,5 GW médios no ano de 2021, e um amplo portfólio de produtos e soluções focados nas necessidades do cliente e baseados no investimento contínuo em inteligência de mercado e digitalização.

Para conhecer mais sobre os ativos, projetos e soluções da Auren Energia, acesse: www.aurenenergia.com.br

AUREN ENERGIA – ATENDIMENTO À IMPRENSA

Infomuts – Informação Inteligente

Luciana Navarro | luciana.navarro@infomuts.com | 12 99760 7047

Renata Prandini | renata.prandini@infomuts.com | 12 99629-7578

Fernanda Turco | fturco@performa.com.br | 12 99760 7011


Compartilhar