CGE publica resolução que trata sobre correição no âmbito do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual

14 de março de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

CGE Karla Tatiane 14/março/2022 8:47 am Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

A Corregedoria-Geral do Estado, da CGE, com auxílio das Unidades Setoriais e Seccionais será responsável pela implantação dos procedimentos

Nesta segunda-feira (14.3), o Diário Oficial do Estado (DOE) traz a publicação da resolução n. 63, assinada pelo controlador-Geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, que disciplina os procedimentos relativos à função de Correição no âmbito do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual a ser implementado por intermédio da Corregedoria-Geral do Estado (CRG), com auxílio das Unidades Setoriais e Seccionais.

A função Correição compreende as atividades relacionadas à prevenção e à apuração de irregularidades e/ou ilícitos administrativos no âmbito do Poder Executivo Estadual, por meio da instauração e/ou condução de instrumentos correcionais.

A atividade correcional tem como objetivo:

  • dissuadir e prevenir a prática de irregularidades e/ou ilícitos administrativos;
  • responsabilizar servidores públicos que cometam ilícitos disciplinares e pessoas jurídicas que pratiquem atos lesivos contra a Administração Pública;
  • zelar pela eficiência, eficácia e efetividade das apurações em matéria correcional;
  • contribuir para o fortalecimento da integridade pública;
  • promover a ética e a probidade.

Na execução dessa função, como instrumentos para os procedimentos correcionais que podem ser utilizados estão a correição ordinária, extraordinária ou visita técnica; os instrumentos disciplinares os quais abrangem apuração preliminar, sindicância, processo administrativo disciplinar, sindicância patrimonial, termo de ajustamento de conduta ou termo circunstanciado administrativo; e os de responsabilização de pessoas jurídicas que referem-se à investigação preliminar ou processo administrativo de responsabilização.

A publicação detalha o funcionamento de todos os instrumentos e outros pontos relacionados ao assunto. A Corregedoria-Geral do Estado divulgará no site institucional da CGE modelos de documentos a serem utilizados na implementação desta resolução, os quais servirão de subsídio para a prática de atos no âmbito dos procedimentos disciplinares e de responsabilização de pessoas jurídicas pelos órgãos e entidades que compõem o Sistema de Controle Interno.

Karla Tatiane, CGE-MS


Compartilhar