Chegada do outono pode provocar aumento de crises alérgicas
17 de março de 2023A falta de umidade do ar pode favorecer doenças respiratórias
O outono começa no final de março, e com ele, aumentam as crises alérgicas. Isso porque as temperaturas ficam mais baixas, assim como a umidade do ar, causando uma maior concentração de poluentes e mudanças climáticas bruscas. Essa configuração favorece a proliferação de doenças respiratórias.
É comum que as pessoas procurem ajuda médica durante essa estação que se inicia. Casos de rinite e sinusite aumentam quando o clima está frio e seco. Isso faz com que a mucosa fique irritada. A poluição também afeta mais as vias respiratórias nessa época do ano, já que está mais concentrada.
A diminuição das chuvas durante o outono é comum no Sudeste e no Centro-Oeste do país. O fenômeno La Niña afeta ainda mais o outono, já que faz com que se tenha ainda menos chuva do que o usual nessas regiões. Assim, quem tem o sistema respiratório sensível deve ficar atento.
A alergia acontece quando há uma reação exagerada do sistema imunológico a substâncias nocivas ao organismo. As alergias respiratórias podem ser causadas por diversos agentes como ácaros e fungos, além de terem sua manifestação facilitada em condições climáticas desfavoráveis, como é o caso do outono.
Os sintomas da rinite incluem obstrução, corrimento e prurido nasal, além de espirros e diminuição do olfato. A rinite alérgica é aquela que é induzida pela inalação de algum tipo de alérgeno. No outono e no inverno podem ocorrer mais crises alérgicas, e é preciso se preparar para essas estações do ano.
O ideal é que as roupas de cama estejam limpas e sejam lavadas com mais frequência. As roupas também merecem atenção, principalmente as que ficam guardadas no guarda-roupa por muito tempo e devem ser lavadas antes de serem usadas novamente. Com alguns passos simples, é possível evitar algumas crises de rinite alérgica.
Os cômodos não devem acumular poeira. É fundamental evitar-se o contato com ácaros. Deve-se deixar entrar na casa o máximo de sol possível durante o dia. O uso de umidificadores de ar também pode ajudar a deixar o ambiente menos seco. No entanto, é preciso ter atenção para que não haja desenvolvimento de mofo nos cômodos.
Como as vias aéreas ficam mais secas durante essa época do ano, é importante manter o organismo hidratado. É possível também usar soro fisiológico para hidratar as narinas. Uma dieta balanceada também ajuda a manter o sistema imunológico fortalecido. Alguns alimentos melhoram e outros podem piorar a alergia. É fundamental seguir as orientações de um profissional de saúde especializado.
Convérsion