CIMTB Michelin: Raiza e José Gabriel confirmam liderança com vitória no Cross Country Olímpico em Taubaté (SP)

9 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Após vencerem o Short Track no sábado (6), Raiza Goulão e José Gabriel Marques foram os campeões do XCO e saíram da etapa taubateana com a camiseta amarela de líder da competição. Decisão da temporada será em Congonhas (MG), nos dias 23 a 25 de setembro

A etapa de Taubaté (SP) da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike se encerrou, na tarde deste domingo (7), com as emocionantes disputas nas provas do Cross Country Olímpico (XCO), realizada no Parque Municipal do Itaim. Nas duas principais categorias, a super elite feminina e a masculina, Raiza Goulão e José Gabriel Marques foram os campeões, garantindo a dobradinha após terem vencido no sábado (6) o Short Track (XCC).

A prova da super elite feminina repetiu o top 3 do Short Track realizado no dia anterior, com Raiza Goulão, Isabella Lacerda e Hercília Najara ocupando as três primeiras posições do pódio. Karen Olimpio e Giuliana Morgen ficaram em quarto e quinto lugares, respectivamente. Também subiram no pódio Sabrina Silva, Letícia Cândido, Stefanye Lindolfo, Luma Diniz e Lorena Ferraz, entre sexto e décimo lugares.

A disputa da principal categoria feminina teve Raiza Goulão e Isabella Lacerda como protagonistas, alternando a primeira e a segunda colocação do começo ao fim. Ao final da corrida, Raiza venceu a prova em 1h22min40, após completar as 5 voltas do XCO. Isabella cruzou a linha de chegada apenas 21 segundos depois.

“Muito feliz, porque venho em uma sequência vencendo XCC e XCO, nas etapas de Araxá e Taubaté. Isso é muito motivador para mim, que busco pontos importantes para me destacar nos rankings mundial e olímpico. Taubaté tem uma pista que evoluiu bastante do ano passado para este. Me alegra levar essa camiseta de líder para minha equipe e minha família. Agora dou continuidade ao meu calendário, que só acaba no final de outubro”, comemorou Raiza.

“Sabia que seria uma prova dura, porque a pista tem muita subida. No Short Track andamos juntas Isabella, Hercília e eu, então estava ciente que seria uma corrida para estudar bem e saber a hora certa de atacar. A partir da terceira volta acelerei nas subidas, para conseguir fluir melhor. Sabia dos meus pontos fracos, então procurei melhorar onde eu podia. Consegui abrir uma diferença na quarta volta e na quinta administrei bem, para ganhar e manter a camiseta de líder”, avaliou Raiza. “São 12 anos como atleta profissional e pela primeira vez sou a líder da CIMTB Michelin. Agora é pensar em Congonhas para tentar fechar o ano com esse título inédito na minha carreira”, finalizou a vencedora.

Vice-campeã nas duas corridas da super elite feminina, Isabella Lacerda avaliou sua participação na etapa de Taubaté da CIMTB Michelin. “Foi uma prova muito disputada, até o final. Estou feliz com minha performance e com o que entreguei. Zerei a pista toda, fluindo bem e confiante em todas as partes. Taubaté tem uma pista muito técnica e bastante física. Não adianta estar bem nas partes técnicas, tem que ir bem também nas subidas. Cada atleta tem suas estratégias, não concordo com a estratégia de uma concorrente em específico, mas cada um tem a sua consciência. Fiz meu melhor e entreguei tudo. Agora, vamos partir para a próxima”, comentou Isabella.

Super elite masculina
Entre os homens, José Gabriel Marques confirmou a excelente fase ao vencer mais uma corrida na etapa de Taubaté. Após comemorar a vitória no Short Track no dia anterior, o ciclista foi protagonista no Cross Country Olímpico, vencendo a corrida com pouco mais de um minuto de vantagem para o vice-campeão, Guilherme Muller. Gustavo Xavier, Nicolas Machado e Ulan Galinski completaram o top 5. Sherman Trezza, Alex Malacarne, Edson Rezende, Leandro Donizete e Kennedi Lago ficaram entre sexto e décimo lugares.

“Ser campeão do XCC e do XCO é algo inédito para mim dentro da CIMTB. Vencer aqui em Taubaté, que foi uma cidade onde começou a minha história no mountain bike, porque morei aqui na época do infanto-juvenil, juvenil e júnior, é bem nostálgico. Estar aqui e ganhar é muito especial”, disse Zé Gabriel. “Esperei até o final da terceira volta, analisei os atletas, deixei cada um fazer o seu ritmo, porque estava andando bem confortável no começo da prova. Vi que eu estava em um dia bom e, no momento em que o Xavier conseguiu fazer uma aceleração, dividimos o pelotão”, complementou o campeão.

“Taubaté é uma prova que, ao mesmo tempo que ela tem aspectos técnicos e rápidos, é uma pista muito dura, engana bastante. Se você se deixar emocionar muito no começo, custa muito caro no final. Uma pista realmente de nível mundial, muitos saltos, muitas partes rápidas, bem fluído, nada muito trancado, então para eu que voltei da Europa, estou me sentindo mais em casa do que nunca, ainda mais com tantas rampas que tem no circuito” finalizou Zé Gabriel.

Vice-campeão, Guilherme Muller comemorou a volta da boa forma. Após um período sem ocupar as primeiras colocações das principais corridas do País, Muller foi um dos destaques da prova deste domingo. “Um passo importante nesta minha busca por reconquistar esse espaço no top 3 nacional. Tive contratempos no início desta temporada e comecei este semestre ansioso, com boas expectativas. Depois de conquistar um top 5 no XCC, sabia que o XCO poderia me favorecer se eu competisse de forma inteligente”, contou Muller.

“Procurei fazer a primeira metade da prova economizando um pouco, usando pontos que eu enxergava como pontos fortes a meu favor. Acho que isso refletiu para conquistar a segunda colocação, que foi bastante disputada entre o segundo e o quarto lugar, com diferença pequena de pouco mais de 30 segundos. Resultado final que me deixa bastante otimista para a sequência da temporada”, completou o vice-campeão.

Top 10 da Super Elite Feminina

1- Raiza Goulão – 1h22min40
2- Isabella Lacerda – 1h23min01
3- Hercilia Najara – 1h26min10
4- Karen Olímpio – 1h26min53
5- Giuliana Morgen – 1h28min13
6- Sabrina Silva – 1h30min07
7- Letícia Cândido – 1h32min06
8- Stefanye Silva – 1h34min43
9- Luma Diniz – 1h37min03
10- Lorena Ferraz – 1h37min56

Top 10 da Super Elite Masculina

1- José Gabriel – 1h19min23
2- Guilherme Muller – 1h20min29
3- Gustavo Xavier – 1h20min42
4- Nicolas Machado – 1h21min02
5- Ulan Galinski – 1h21min34
6- Sherman Trezza – 1h22min11
7- Alex Malacarne – 1h22min34
8- Edson Junior – 1h22min53
9- Leandro Santos – 1h23min28
10- Kennedi Lago – 1h24min46

Resultados das demais categorias
Para conferir todos os resultados do fim de semana, basta acessar o site da CIMTB (www.cimtb.com.br) e clicar nas abas Informações > Resultados > Resultado 2022.

História da CIMTB Michelin
A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB Michelin aumenta ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CIMTB Michelin:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/

Por Gustavo Coelho


Compartilhar