Ciro Antonio Rosolem, conselheiro do CCAS, está entre os 100 melhores cientistas da América Latina

21 de março de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Classificação da AD Scientific Index é baseada no desempenho científico e no valor agregado da produtividade

Foi divulgado pelo AD Scientific Index o Ranking Latin America Top 100 Agriculture & Forestry Scientists 2022 (Top 100 cientistas das áreas agrícola e florestal na América latina em 2022). A lista reconhece os pesquisadores mais influentes e produtivos.

Ciro Antonio Rosolem, conselheiro do CCAS, aparece no 28º lugar. Os nomes reconhecidos pelo ranking se destacaram pelo desempenho em termos de produção e impacto de seus estudos, em seus respectivos campos de pesquisa.

O Índice Científico AD (Índice Científico Alper-Doger) é um dos mais importantes no campo científico e utiliza critérios bastante sólidos para determinar quais são os melhores pesquisadores envolvidos. É um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica de cientistas individuais.

“É extremamente gratificante aparecer nessa lista e estar ao lado de diversos pesquisadores internacionalmente relevantes. Esse tipo de reconhecimento reforça ainda mais nossa vontade de continuar trabalhando e buscando cada vez mais compartilhar conhecimento”, comemora Rosolem.

Graduado em Agronomia em 1973, mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) em 1978 e doutor em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) em 1979, sempre pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo. Cientista Visitante da Universidade da Califórnia, Davis, em 1984/85, Rosolem foi fundador, Diretor e Diretor-Presidente da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais. Foi Diretor do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da UNESP,  coordenador da área de agrárias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo de 1995 a 2007 e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. É professor titular da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, membro do International Plant Nutrition Council e do Conselho Científico do Agro Sustentável (CCAS). Possui larga experiência na área de Agricultura, com ênfase em fertilidade do solo, adubação, fisiologia aplicada, crescimento radicular, sistemas de produção agrícola, rotação de culturas e ciclagem de nutrientes, atuando principalmente nas culturas do algodão, soja, plantas de cobertura e integração lavoura-pecuária.

Sobre o CCAS

O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico. 

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, por sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. Não podemos deixar de lembrar que a evolução da civilização só foi possível devido à agricultura. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa, assim como a larga experiência dos agricultores, seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS nas redes sociais:

Facebook:http://www.facebook.com/agriculturasustentavel

Instagram: https://www.instagram.com/conselhoccas/

LinkedIn:https://www.linkedin.com/company/ccas-conselho-cient%C3%ADfico-agro-sustent%C3%A1vel/

Alfapress,.


Compartilhar