Claroty lança plataforma de cibersegurança para resiliência cibernética e operacional

3 de agosto de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Novo Claroty xDome capacita empresas a modernizar e a proteger a continuidade de sistemas ciberfísicos, que sustentam as nossas vidas.

Claroty, empresa de segurança para sistemas ciberfísicos (CPS, Cyber-Physical Systems) em ambientes industriais, de saúde e comerciais, anuncia a oferta do Claroty xDome, uma nova plataforma de segurança cibernética industrial baseada em nuvem que impulsiona a cibersegurança e a resiliência operacional para empresas industriais e modernas. Claroty xDome é a primeira solução do setor a oferecer facilidade e escalabilidade de SaaS, sem comprometer a amplitude ou a profundidade dos controles de visibilidade, proteção e monitoramento que são parte integrante de toda a jornada de segurança do CPS – especialmente em meio à rápida expansão dos sistemas ciberfísicos na Internet das Coisas Estendida (XIoT).

De acordo com o Gartner®, “com o tempo, as tecnologias que sustentam infraestruturas críticas tornaram-se mais digitalizadas e conectadas – sejam para sistemas de TI corporativos e/ou entre si – criando sistemas ciberfísicos. Os sistemas ciberfísicos são compostos por infraestruturas legadas (implementadas anos atrás, sem segurança integrada) e por novos ativos, que também são implementados cheios de vulnerabilidades. O resultado foi um aumento substancial na superfície de ataques para os cibercriminosos e agentes maliciosos de todos os tipos, e nos CPS que sustentam a maior parte dessas infraestruturas críticas que estão sob crescentes ataques”1.

O Gartner prevê que “até 2024, 80% das organizações de infraestruturas críticas abandonarão os seus provedores de soluções de segurança em silos existentes, para conectar os riscos ciberfísicos e riscos de TI, adotando soluções hiperconvergentes”2.

Claroty xDome atende a essa necessidade, apoiando a jornada completa de segurança do CPS para cada organização — independentemente dos tipos de sistemas ciberfísicos que sustentam as suas operações, a sua fase de maturidade atual ou a sua arquitetura de rede. Isso implica:

  • O mais amplo e profundo inventário de ativos comparado com qualquer solução de SaaS existente no mercado. Um inventário completo de ativos XIoT é fundamental para a segurança do CPS e alcançá-lo requer a combinação de vários métodos de identificação de ativos, adaptados às necessidades específicas de cada ambiente. Enquanto outras soluções SaaS dependem exclusivamente de monitoramento passivo, o xDome oferece isso e outros métodos, proporcionando aos clientes a descoberta efetiva de ativos, a facilidade e a escalabilidade do SaaS.
  • Gerenciamento de riscos e vulnerabilidades, contando com o apoio de uma equipe de pesquisadores especializada e premiada no mercado.  Barreiras fundamentais para a resiliência, as vulnerabilidades são predominantes em ambientes industriais. xDome elimina essas barreiras correlacionando cada ativo com as descobertas do Team82 (reconhecido braço de pesquisa da Claroty), e com seu banco de dados de falhas descobertas, fornecendo pontuação de risco personalizada e orientação de correção, para que os clientes possam priorizar e mitigar os riscos mais importantes.
  • Controles de segmentação de rede que protegem contra riscos crescentes. A segmentação eficaz é essencial para minimizar a exposição a riscos cibernéticos e operacionais, mas implementá-la pode ser difícil e até perigosa devido à complexidade, fragilidade e criticidade do CPS. xDome supera esse desafio, definindo claramente políticas de segmentação que podem ser aplicadas de forma automática e segura, por meio da infraestrutura existente.
  • Recursos de detecção e resposta para combater ameaças conhecidas e desconhecidas. Reconhecendo que nenhum ambiente é imune às ameaças, xDome equipa os clientes para identificar e corrigir rapidamente vetores de ataques, identificar e responder a indicadores iniciais de ameaças conhecidas e desconhecidas, integrar esses recursos com ferramentas SOC e fluxos de trabalho existentes.

“Embora a descoberta de ativos seja uma necessidade urgente, como toda empresa inicia a sua jornada de segurança, um inventário de ativos por si só não é uma fonte de valor”, diz Yaniv Vardi, CEO da Claroty. “Ao complementar as informações de ativos com gerenciamento de vulnerabilidades e riscos, as organizações podem adotar uma posição muito mais vantajosa: desde a reação contra ameaças e incidentes cibernéticos que já existem na rede, até a prevenção proativa contra eles para que não aconteçam. Fazer essa mudança é fundamental para alcançar a resiliência cibernética e operacional e o xDome capacita os nossos clientes a fazê-lo. Um grama de prevenção vale um quilo de cura”.

Resultado da aquisição da Medigate pela Claroty em janeiro de 2022, o xDome marca o próximo passo na missão da companhia de proteger todos os CPS em XIoT, combinando a grande experiência de domínio da Claroty e da Medigate, e tecnologias específicas para ambientes industriais e de saúde em uma única plataforma.

“Quando tivemos a chance de ver a nova solução xDome da Claroty, ficamos muito entusiasmados com o que vimos”, comenta Ivan Low, gerente geral da SecureCraft Singapore. “xDome é uma solução completa para muitos clientes que estão adotando recursos para a Industrial 4.0, migrando para a Industrial 5.0, bem como adotando soluções de construção inteligente para os seus sistemas de gerenciamento predial. Combinar OT com IoT, IoMT e IIoT realmente traz à tona a força do Claroty xDome para o XIoT.”

Claroty na Black Hat USA (6 a 11/8) e DEF CON (11 a 14/8) em Las Vegas, NV. 

A Claroty oferecerá demonstrações ao vivo do xDome na Black Hat USA, no estande #2820. Além disso, Sharon Brizinov, diretora de Pesquisa de Vulnerabilidades do Team82 da Claroty, fará uma apresentação, “The Evil PLC Attack: Weaponizing PLCs” no DEF CON em 13 de agosto (12 p.m. PT).

Para saber mais sobre o Claroty xDome, inscreva-se no webinar em 17 de agosto (10 a.m. ET) ou 18 de agosto (9 a.m. SGT), ou visite claroty.com/xdome

Sobre a Claroty

A Claroty capacita as organizações a proteger sistemas ciberfísicos em ambientes industriais, de saúde e comerciais: a Internet das Coisas Estendida (XIoT). A plataforma unificada da empresa se integra à infraestrutura existente dos clientes, para fornecer uma gama completa de controles para visibilidade, gerenciamento de riscos e vulnerabilidades, detecção de ameaças e acesso remoto seguro. Com o apoio das maiores empresas de investimento do mundo e fornecedores de automação industrial, o Claroty é implementado por centenas de organizações em milhares de locais em todo o mundo. A empresa está sediada na cidade de Nova York e está presente na Europa, Ásia-Pacífico e América Latina. Para saber mais sobre a Claroty, por favor, acesse claroty.com

1Gartner, Predicts 2022: Cyber-Physical Systems Security — Critical Infrastructure in Focus, Katell Thielemann, Wam Voster, Barika Pace, Ruggero Contu, Richard Hunter, 17 de novembro de 2021. GARTNER é uma marca registrada e marca de serviços de Gartner, Inc. e/ ou suas afiliadas nos EUA, e internacionalmente, sendo usado aqui com permissão. Todos os direitos reservados.

2Gartner, Predicts 2022: Cyber-Physical Systems Security — Critical Infrastructure in Focus, Katell Thielemann, Wam Voster, Barika Pace, Ruggero Contu, Richard Hunter, 17 de novembro de 2021.

Por Claudia Lima


Compartilhar