Clínica Direito do Trabalho da UFPR lança livro que traz o diagnóstico do trabalho por plataformas digitais no Brasil

30 de abril de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Estudo desenvolveu metodologia inovadora para investigar o trabalho sob controle das plataformas digitais, os perfis dos trabalhadores e os seus direitos.  

O projeto de pesquisa e extensão Clínica Direito do Trabalho da Universidade Federal do Paraná (UFPR) faz a apresentação no dia 29 de abril do livro “O trabalho controlado por plataformas digitais no Brasil: dimensões, perfis e direitos”.

A publicação em versão impressa e ebook traz o relatório da pesquisa realizada ao longo de 2021 sobre as plataformas digitais no Brasil, desenvolvida a partir do projeto de pesquisa, com apoio do Ministério Público do Trabalho.

O evento será virtual e acontece às 10h, no canal do YouTube da Clínica. A apresentação será feita pelos(as) pesquisadores(as) que assinam os artigos da obra coletiva: Sidnei Machado, Alexandre Zanoni, Maria Aparecida Bridi, Marcelo Manzano, André Krein e Ludmila Abílio. 

Para estudar um universo tão dinâmico, que é a plataformização do trabalho, o projeto reuniu uma equipe de pesquisadores dos programas de pós-graduação em Direito e em Sociologia da UFPR, com a colaboração de pesquisadores das áreas de Sociologia e de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp).

O trabalho em plataformas digitais, cada vez mais associado a condições precárias de trabalho e que ganhou maior visibilidade na pandemia, ainda enfrenta um desafio de acesso à dados comparativos representativos sobre a extensão do trabalho na plataforma e o perfil dos trabalhadores. Uma proposta metodológica inovadora foi desenvolvida para explorar o contexto e a realidade dos trabalhadores em plataformas no Brasil. Foram utilizados métodos mistos de análise de tráfego de web e de bancos de dados do IBGE, questionários aplicados em cerca de 500 trabalhadores de todo o país, entrevistas em profundidade, levantamento de propostas legislativas e análise de conteúdo de decisões judiciais.

A pesquisa apresenta um conjunto amplo de dados sobre o funcionamento das plataformas e sobre essa nova forma de trabalhar, a partir do qual foi possível traçar a dimensão desse mercado de trabalho no país, dos perfis e trajetórias ocupacionais dos trabalhadores e dos direitos e formas de regulação jurídica do trabalho. O resultado é um diagnóstico abrangente sobre emprego em plataformas, as formas de trabalho e sua regulamentação no Brasil.

:: Serviço

Lançamento do livro “O trabalho controlado por plataformas digitais no Brasil: dimensões, perfis e direitos”. Apresentação do relatório da pesquisa da UFPR sobre plataformas digitais de trabalho no Brasil.

Quando? 29 de Abril

Onde? Canal do YouTube da Clínica Direito do Trabalho da UFPR  

Horário: 10h00

:: Contato

Prof. Dr. Sidnei Machado, coordenador da Clínica Direito do Trabalho da UFPR

(41) 99968-2027

AIorK4zLGsIKCVqlKhKDYnmSnIxDM--PlAJ2NSii_OS1xfaY8_fICQWdd62JQpnjY1kAtGVFmi01aII

Videos integrados da mensagem


Compartilhar