Codevasf participa em Brasília (DF) de evento nacional na área da apicultura

Codevasf participa em Brasília (DF) de evento nacional na área da apicultura

24 de novembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Palestras, oficinas, mini cursos, exposição de produtos, insumos, tecnologia e serviços vão movimentar o setor apícola durante o XXIII Congresso Brasileiro de Apicultura e IX Congresso Brasileiro de Meliponicultura – Conbrapi, que começa nesta sexta-feira (24), em Brasília (DF), e termina no domingo (26). A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é uma das patrocinadoras do evento e está entre os expositores e integrantes da programação técnico-científica. Apicultores atendidos pela empresa também participarão do congresso.

O local escolhido para a realização do evento foi o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, na região central de Brasília. Uma estrutura com 51 mil m² foi montada para receber um público visitante estimado em duas mil pessoas por dia. Ao lado de outras instituições que trabalham em prol do crescimento e da valorização do segmento apícola, a Codevasf irá expor em seu estande as ações de apoio à cadeia da apicultura por meio de materiais gráficos ilustrativos, vídeos e exposição de equipamentos e produtos dos empreendimentos apoiados.

Para a programação técnico-científica, a Codevasf encaminhou trabalhos para exposição em forma de painéis e apresentação oral. São eles: “Estudo de caso: apoio da Codevasf para o incremento da produção de mel no município de Flores de Goiás”, de autoria dos técnicos da Codevasf, Renato Lessa, Miguel Farinasso, Walber Santos, Andressa Costa e Otávio Junio Souza; “Análise histoquímica do pólen apícola monofloral de Astronium Urundeuva (Anacardiaceae)”, produzido por Érica Mendes, da Codevasf, e técnicos da Unimontes; e o artigo “Codevasf fomenta a exportação de mel orgânico e economia solidária no semiárido piauiense’, elaborado por Ruana Iris Cruz, José Ocelo Júnior e Romualdo Ramos, da Codevasf, contando com a participação de técnico da Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi).

Também na programação técnica, o engenheiro agrônomo Alex Demier, chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Montes Claros (MG), irá integrar a mesa de debates sobre “Cooperativismo apícola: conquistas, desafios e visão de futuro”.

Apoio ao setor

A Companhia também está possibilitando a participação de apicultores apoiados pela Superintendência Regional em Montes Claros (MG) no evento. De acordo com Alex Demier, a empresa organizou uma caravana de 135 apicultores do Norte de Minas e do Jequitonhonha, contando com a parceria do Sebrae/MG. “A Codevasf custeia a hospedagem e a inscrição. O Sebrae financia o transporte”, explica Demier.

Durante o evento, os apicultores também estarão expondo no estande da Codevasf. No local, serão apresentados vários produtos, como mel de diversas floradas, incluindo o mel de aroeira com indicação geográfica, entre outros itens. “A Codevasf apoia os grupos e associações de produtores de forma global com a disponibilização de materiais básicos de produção, equipamentos de extração e beneficiamento de mel, capacitações, unidades de extração de mel em contêineres, entre outras ações”, explica Demier sobre a atuação da Codevasf junto ao setor apícola no Norte de Minas.

Em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a Companhia fornece kits produtivos de apicultura (individuais e comunitários) com colmeias e materiais necessários à produção de mel, pólen, cera de abelhas, geleia real e própolis. Também são realizados acompanhamento e capacitação do público beneficiado.

Além disso, a Codevasf constrói entrepostos e unidades de beneficiamento de mel que possibilitam a organização e estruturação da atividade e o comércio de produtos de qualidade para o mercado consumidor.

Por todas as potencialidades que apresenta, a cadeia produtiva da apicultura foi inserida nas Rotas de Integração Nacional, denominada Rota do Mel. A rota é uma metodologia que trata do desenvolvimento econômico das regiões mais desiguais a partir de eixos logísticos, incorporando cooperação, tecnologia, acesso ao mercado e educação das populações situadas ao redor desses eixos.

Sobre o Conbrapi

Criado com intuito de demonstrar a importância do serviço de polinização das abelhas, bem como estimular a economia local e incentivar os criadores da produção apícola, da meliponícola e seus derivados, o congresso foi idealizado pela Confederação Brasileira de Apicultura CBA. Desde a primeira edição, em 1974, o Conbrapi mobiliza o setor por meio de suas federações e associações regionais espalhadas em todo o país, mobilizando mais de 5 mil pessoas em cada edição.

O congresso é o mais importante evento do Brasil na área apícola e é utilizado como um importante instrumento para irradiar informações entre os atores envolvidos no setor, que reúne pessoas e empresas de todos os segmentos da cadeia produtiva e do agronegócio apícola.

Serviço:
Conbrapi 2023 – XXIII Congresso Brasileiro de Apicultura e IX Congresso Brasileiro de Meliponicultura_
Data: 24 a 26 de novembro
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade | Brasília – DF
Mais informações sobre a programação: https://www.conbrapibrasilia2023.com.br/

Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)


Compartilhar