COI aposta nos eSports e anuncia primeira Olimpíada Virtual
21 de maio de 2021Evento terá cinco modalidades e acontecerá antes das Olimpíadas de Tóquio
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou o primeiro Olympic Virtual Series, evento inédito com licença olímpica voltado exclusivamente para eSports. A disputa será realizada antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio, tendo início no dia 13 de maio e se encerrando em 23 de junho. Cinco modalidades foram confirmadas nesta primeira edição, todas utilizando jogos eletrônicos do gênero simulador: beisebol, ciclismo, remo, vela e esportes motorizados.
Até o momento, quatro jogos já foram confirmados: Gran Turismo, uma das principais franquias exclusivas dos consoles PlayStation, representará a modalidade de esportes motorizados; eBaseball Powerful Pro 2020 será utilizado na modalidade de beisebol; já as modalidades de ciclismo e vela contarão com títulos menos conhecidos, sendo Zwift e Virtual Regatta, respectivamente. A modalidade de remo ainda não tem um jogo definido.
O evento tem o apoio de federações esportivas internacionais e algumas publishers de jogos eletrônicos, como a Electronic Arts (EA), detentora das franquias FIFA e Madden NFL, o jogo oficial da principal liga de futebol americano do mundo. A própria Federação Internacional de Futebol (FIFA) já demonstrou interesse em participar da competição, assim como a Federação Internacional de Basquete (FIBA), de Tênis (ITF) e de Taekwondo Mundial (WT). Essas serão possíveis novas modalidades que veremos nas próximas edições.
Desde 2017 já vem sendo discutida a possibilidade da inclusão de eSports nas Olimpíadas, pauta que gerou uma certa polêmica desde então. No começo, o próprio presidente do COI, Thomas Bach, era contra a ideia, mas não demorou muito para mudar seu discurso. Atualmente, os eSports geram competições tão grandiosas quanto qualquer outro esporte e movimentam bilhões de dólares no mundo inteiro, um mercado que apenas cresce ano após ano.
O COI já deixou claro que as Olímpiadas Virtuais só incluirão jogos que simulam esportes, então títulos que já são consagrados no meio dos eSports como Counter-Strike: Global Offensive, League of Legends e Tom Clancy’s Rainbow Six Siege não se enquadram no torneio. Bach afirmou que “jogos de matar” vão contra a proposta do evento, pois são contraditórios aos valores olímpicos.
A competição será 100% virtual e poderá ser acompanhada através de qualquer dispositivo inteligente dentre televisores, computadores e smartphones, como um celular LG, por exemplo. O Comitê ainda não divulgou os canais oficiais onde serão transmitidos os jogos, mas, como o evento já começa no mês de maio, podemos esperar novidades em breve.
Por Luisa Pereira