Colégio Franciscano Pio XII reforça a confiança do brincar na infância

Colégio Franciscano Pio XII reforça a confiança do brincar na infância

26 de maio de 2022 Off Por Danielsuzumura
Compartilhar

Participando mais uma vez do evento anual Semana Mundial do Brincar, instituição traz programação que destaca a necessidade de cooperar, superar diferentes desafios corporais e possibilidade de criação individual e coletiva

De 23 a 27 de maio, o Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, participa da Semana Mundial do Brincar (SMB). Em 2022, a instituição planejou diversas atividades com uma programação baseada ao tema “Confiar na força do ‘Brincar’”, proposto pela SMB para este ano, para comemorar este período tão especial, com o objetivo de reforçar a ideia de que brincar é um mergulho na confiança da criança em si mesma, nos outros e no mundo.

Contando com a participação do corpo docente e dos alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, o Colégio planeja trabalhar o tema por meio de propostas que envolvem a confiança em si mesmo e nos colegas e enfatizar a necessidade de cooperar, a superação de diferentes desafios corporais e a possibilidade de criação individual e coletiva.

“Brincar é a principal atividade da criança, é o momento em que ela lida com o próprio corpo, emoções, pensamentos, limitações e possibilidades. Por meio de brincadeiras, ela aprende a se relacionar com o mundo a sua volta e são estabelecidos os vínculos, troca de saberes e as primeiras relações sociais. Além disso, aprendem e colocam em prática diversos saberes, como por exemplo, lidar com o tempo e espaço, quantidades, resolução de problemas e as diferentes linguagens”, diz Bárbara Travassos Barreto, professora de Educação Física da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Franciscano Pio XII e responsável por planejar as atividades do Colégio na SMB.

Dentro da programação haverá atividades em instalações com materiais de largo alcance como tecidos, caixas, materiais recicláveis, entre outros, exploração do espaço natural na trilha ecológica do Colégio (na Trilha Laudato Si) com escalada e pequeno rapel, propostas que estimulam o autocuidado e o cuidado com os outros, e, brincadeiras cooperativas e artísticas.

O Colégio Franciscano Pio XII participa desde 2016 com propostas atreladas aos temas sugeridos da Semana Mundial do Brincar (SMB), uma mobilização idealizada pela ONG Aliança pela Infância que está vinculada ao Dia Internacional do Brincar, celebrado em 28 de maio. Neste ano, a SMB acontece de 21 a 29 de maio nos quatro cantos do Brasil e em diversos países, reunindo um conjunto de ações com o objetivo de ressaltar o brincar como direito da criança, desenvolvimento integral e promoção da autonomia.

Confira abaixo a programação diária que foi programa para os pequenos do Colégio Franciscano Pio XII para a Semana Mundial do Brincar:

– Dia 23/05, segunda-feira: Lines and Circles com propostas para que as crianças passem por desafios, como cama de gato e trilha de pneus, e, criar suas próprias brincadeiras com pneus, cordas, barbantes, fitas de cetim, metalóides, elástico e bambolês. E Pilling up no Salão da Educação Infantil, com proposta de empilhar brinquedos e objetos.

– Dia 24/05, terça-feira: As crianças vão seguir a proposta “Dando asas à imaginação: criando brinquedos e brincadeiras” utilizando materiais recicláveis para confecção de brinquedos no bosque/quadra verde. Ainda, a atividade “Pintando o sete: instalação colorida”, em que os alunos vão utilizar diversos elementos como tintas guache, papel kraft e plástico bolha.

– Dia 25/05, quarta-feira: Neste dia, as crianças vão construir brinquedos com materiais naturais e fazer rapel na trilha ecológica do Colégio (na Trilha Laudato Si). O Colégio também terá Instalações com lycras e tecidos para os alunos brincarem.

– Dia 26/05, quinta-feira: A proposta é realizar os circuitos de jogos “Brincadeira de criança”, com resgate das brincadeiras tradicionais da infância e Oficina de Balangandã.

– Dia 27/05, sexta-feira: Os alunos vão brincar com carrinhos de empurrar, de puxar e de faz de conta. Em outro momento, também vão brincar com bolas de diferentes tipos, como bolas de esporte, bolas de papel, de meia, de sabão, bexigas etc., em que trarão de casa diferentes materiais para confecção da bola, como jornais, revistas, meias e tecidos. No final do dia, as crianças participarão de relaxamento com bolinha antiestresse.

Sobre o Colégio Franciscano Pio XII

Fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana, o Colégio Franciscano Pio XII trabalha há mais de 65 anos desenvolvendo líderes como agentes de transformação social, unindo conhecimentos acadêmicos e formação humana. Instalado em uma área de 179 mil metros quadrados com trechos de Mata Atlântica preservados, o Colégio tem infraestrutura completa voltada para a qualidade de ensino e conta com projetos inovadores na área da educação, como Middle e High School; programa bilíngue; educação financeira; educação socioemocional; laboratório maker; uso de tecnologias em sala de aula; entre outros.

Communic Brasil


Compartilhar