Coleta de óleo de cozinha minimiza impacto no meio ambiente

Coleta de óleo de cozinha minimiza impacto no meio ambiente

17 de maio de 2022 Off Por Danielsuzumura
Compartilhar

Fort Atacadista e Supermercados Comper, em parceria com Katu Oil e Águas Guariroba, disponibilizam pontos de coleta para o descarte correto 

Mais de 1 bilhão de litros de óleo são descartados incorretamente todos os anos aqui no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) e o IBGE. Apenas um litro de óleo é suficiente para contaminar 1 milhão de litros de água, segundo a Águas Guariroba.  De todo o volume consumido no país, menos de 10% encontram o destino correto e os outros 90% acabam poluindo rios e lençóis freáticos. O baixo número se deve em parte à falta de informação da população sobre os prejuízos ao meio ambiente que o óleo pode causar. 

Para mudar essa realidade, o Grupo Pereira, que controla as operações dos Supermercados Comper e da rede Fort Atacadista, em parceria com a Katu Oil e a empresa de saneamento Águas Guariroba, vem instalando pontos de coleta do material em todas as suas unidades. No Comper, o totem em formato de garrafa pet amarela já é “figurinha carimbada”, arrecadando desde 2014 mais de 9 mil litros de óleo, que antes seriam jogados na pia, poluindo o meio ambiente. Para a gerente de relacionamento do Comper, Fernanda Barduil, “a finalidade da parceria é preservar a natureza, não deixar o óleo entupir o encanamento das casas ao ser descartado na pia e promover a conscientização de o quanto isso é nocivo”. A coleta é feita em todas as unidades.

A novidade é que agora todas unidades do Fort em Mato Grosso do Sul contam com o coletor, para facilitar o acesso da população ao descarte apropriado. “O nosso objetivo é fomentar a reciclagem desse material. Acreditamos que ser um ponto de coleta e estabelecer essas parcerias podem facilitar para nossos clientes e a comunidade ao redor das filiais”, afirma Anna Corbelino, coordenadora de ESG no Grupo Pereira.

Quem recolhe o material é a Katu Oil, uma empresa especializada em coleta de óleo de cozinha usado. “A parceria com o grupo Pereira e com a Águas Guariroba consiste na disponibilização de recipientes apropriados, identificados com a logo da campanha de OLHO NO ÓLEO, nas 19 lojas Comper e Fort Atacadista, para que a população deposite as garrafas pet contendo o óleo de cozinha usado. Nossa equipe então realiza a retirada do resíduo periodicamente e destina este resíduo para ser aproveitado em indústrias de Biodiesel e ração animal”, explica o gerente da Katu Oil, Tiago Shigemoto. 

Além da contaminação da água, o óleo despejado na natureza ainda tem mais uma consequência nefasta: causa a morte de diversos animais. “Ao cair na água, o óleo cria uma espécie de película que impede que luz do sol entre, e isso altera toda a cadeia alimentar dos seres vivos aquáticos”, revela Fernando Garayo, gerente de meio ambiente e qualidade da Águas Guariroba.

Você pode encontrar os pontos de arrecadação de óleo em todas as unidades Comper e Fort Atacadista. Para fazer o descarte correto, basta esperar esfriar, peneirar o óleo para retirar partículas sólidas e armazenar em garrafas pet, fechando bem o recipiente para evitar vazamentos. Em seguida, é só levar à unidade mais próxima da sua casa. 

Sobre o Grupo Pereira 

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira celebra em 2022 seus 60 anos de história. Com 16 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal, o Grupo Pereira tem 95 unidades de negócio, sendo 28 lojas do Comper (rede de supermercados), 48 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), sete filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 11 lojas SempreFort (varejo farmacêutico) e um posto de combustível. Completando o ecossistema de soluções para o cliente, também fazem parte dos negócios do Grupo Pereira o braço logístico Perlog e o de serviços financeiros Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 640 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica. 

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.

Grupo Sato


Compartilhar