Coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado será informatizado em novo sistema do Ministério do Meio Ambiente

16 de junho de 2021 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Ação contribui para evitar poluição da água e reduzir emissões de gases de efeito estufa

O Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado (OLUC) é classificado como resíduo perigoso e, contendo metais pesados como cromo, cádmio, chumbo e arsênio, deve ser enviado para a reciclagem por meio do rerrefino. Em acordo de cooperação assinado nesta segunda-feira (14/6), no âmbito do programa Lixão Zero, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a ABETRE e a AMBIOLUC visam informatizar o sistema de logística reversa que permite a destinação ambientalmente adequada desse resíduo.

Com isso, qualquer cidadão poderá acessar informações sobre a logística reversa do óleo, além de resultados do sistema e orientações para contribuir com a destinação ambientalmente adequada desse tipo de resíduo. O grande objetivo é eliminar o descarte inadequado, contribuindo para o encerramento de lixões, em acordo com o Marco Legal do Saneamento Básico, que determina o encerramento de todos os lixões do País até 2024.

Para alcançar esse resultado, o acordo prevê a integração das informações setoriais sobre logística reversa de OLUC no SINIR (sistema de informação nacional lançado pelo MMA em 2019) e o desenvolvimento de um aplicativo online, arquitetado para permitir a integração com os demais sistemas de logística reversa existentes no País, como eletroeletrônicos, embalagens e medicamentos.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, contextualizou a ação no âmbito do programa Lixão Zero: “Cada litro de óleo lubrificante reciclado evita a contaminação de um milhão de litros de água. É mais um avanço importante do programa Lixão Zero, principalmente em situações de escassez hídrica. E esse sistema ainda reduz em sete vezes a emissão de gases de efeito estufa. Só em 2020 foram 2 milhões de toneladas de emissões evitadas”, ressaltou.

Em 2020, foram coletados mais de 465 milhões de litros de óleo lubrificante usado ou contaminado, em mais de 4.100 municípios brasileiros. A logística reversa possibilitou a produção de mais de 300 milhões de litros de óleos básicos, alcançando 20% da demanda nacional, gerando emprego e renda no setor.

Para Thiago Trecenti, presidente da AMBIOLUC, o acordo de cooperação com o Ministério do Meio Ambiente é pioneiro no lançamento de uma plataforma capaz de monitorar todos os dados relevantes da cadeia de logística reversa do OLUC.

“Esse acordo irá unificar a base de dados da logística reversa do setor, tornando possível mensurar e avaliar os dados de geração, coleta e rerrefino do óleo lubrificante usado contaminado, assim como será viável identificar de forma mais efetiva o descarte ilegal e demais irregularidades no trato dos resíduos”, comenta Trecenti.

Programa Lixão Zero

O programa Lixão Zero acumula uma série de ações na área de logística reversa de resíduos, incluindo a implementação e incrementos nos sistemas de logística reversa de eletroeletrônicos, medicamentos, baterias de carro, latas de alumínio e óleo lubrificante, aumentando as metas de reciclagem do OLUC, que até 2023 deverá alcançar 47,5% no país.

Saiba mais sobre o programa Lixão Zero

Press Porter Com,.


Compartilhar