Combate à infecção hospitalar ganha um importante aliado com a expansão dos hospitais-dia

Combate à infecção hospitalar ganha um importante aliado com a expansão dos hospitais-dia

26 de maio de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Edson Bastos (Divulgação)

A retomada dos procedimentos cirúrgicos e o aumento da presença de pacientes em hospitais após o fim da fase mais crítica da pandemia de Covid-19 traz à reflexão uma questão que mobiliza a comunidade científica em todo o planeta: o controle das infecções hospitalares. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 234 milhões de pacientes passam por um procedimento cirúrgico por ano, um número bastante significativo.

No Brasil, o Ministério da Saúde projeta que a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações no país e, segundo a Associação Médica Brasileira, mais de 45 mil brasileiros morrem anualmente devido a infecções hospitalares. 

Ao mesmo tempo em que cientistas e pesquisadores tentam reduzir o impacto desses números com o desenvolvimento de novos procedimentos e tecnologias de ponta, crescem as estruturas conhecidas como hospitais-dia, que surgiram e se desenvolveram em torno do conceito de desospitalização. 

Para especialistas da área, com resultados bastante satisfatórios, essas unidades trazem como um dos principais benefícios para os pacientes que realizam procedimentos de baixa e média complexidades uma menor permanência no ambiente clínico e cirúrgico e, consequentemente, um risco muito menor de contrair uma infecção. 

“A proposta dos day hospitals é oferecer atenção maior para pacientes, familiares, profissionais e operadoras de saúde, além de proporcionar maior satisfação em relação ao que é observado nas enfermarias tradicionais, mitigando riscos de infecções”, confirma o otorrinolaringologista Edson Bastos, da Otorrino Center.

A clínica passou a integrar o H+Brasil, uma das maiores holdings de saúde do país e inaugurou em Salvador, há exatamente um ano, o seu primeiro hospital-dia de multiespecialidades de todo o território nacional.

“Com a integração ao grupo e expansão de serviços, aumentamos nossa capacidade de atendimento de cirurgias, procedimentos clínicos, consultas e exames especializados, diminuindo o tempo de permanência do paciente em nossa unidade”, afirma o médico. 

Segundo ele, a vocação de multiespecialidades do H+Brasil é dedicada a todos os médicos que buscam um centro cirúrgico seguro com tecnologia e equipe de apoio multidisciplinar e que vai possibilitar o atendimento de outras especialidades além da Otorrinolaringologia.

A criação destas estruturas específicas com fluxo otimizado evita a espera e a burocracia das internações, a disputa por leitos hospitalares e proporciona menor trauma psíquico e emocional, reduzindo o risco de infecção e menores custos dos procedimentos”, complementa.

 Estrutura do hospital-dia do H+Brasil / Otorrino Center (Divulgação)

Estrutura do hospital-dia do H+Brasil / Otorrino Center (Divulgação)

Otorrino Center – Com mais de 20 anos sendo uma grande referência em Otorrinolaringologia, a Otorrino Center atua com Otologia e Otoneurologia, Rinologia, Laringologia, Estomatologia e Medicina do Sono no segmento infantil e adulto.

A clínica também é referência em tratamentos especializados para otites, perda auditiva, tontura, zumbido, timpanoplastia, sinusite, desvio de septo, nariz entupido, rinite, sangramento nasal, dor de garganta, engasgos, rouquidão, refluxo, apneia do sono, ronco em adultos, crianças e bebês, e tumores de cabeça e pescoço, por exemplo.

Na Otorrino Center são oferecidas diversas modalidades cirúrgicas: tratamento de perfurações timpânicas e otites crônicas, correção das orelhas de abano, implantação de tubo de ventilação, endoscópica nasal, plástica de nariz, amígdalas e adenóides, cabeça e pescoço, além de crânio-maxilo-facial. Informações: https://otorrinocenter.com/

Grupo H+Brasil (Hospital Dia e Otorrino Center) – Focado no atendimento de multiespecialidades médicas, a holding foi fundada em 2017 e já soma mais de 12 milhões de atendimentos em diferentes regiões do país.

Conta com 32 marcas, aproximadamente 100 unidades de atendimento, mais de 3.000 colaboradores e 1.500 médicos especialistas.

Além da referência em Oftalmologia com o Grupo Opty, maior grupo da América Latina, o H+ Brasil tem focado suas ações pelo país em Ortopedia (Ortocity, Instituto Osmar de Oliveira e CRS) e em Urologia (Urobrasil), tendo como destaque a Otorrinolaringologia a partir de Salvador (Otorrino Center).

Para reforçar o compromisso com a qualidade e a segurança no cuidado dos pacientes, o grupo inaugurou, na Bahia, em abril de 2022, o seu primeiro Hospital Dia de todo o Brasil.

Informações: https://grupohmaisbrasil.com.br/

Assessoria de Imprensa: Lume Comunicação Integrada

Coordenação Executiva: Sílvio César Tudela – (71) 99973-9889

Direção Executiva: Cristina Barude – (71) 99973-9171

www.lumecomunicacao.com.br

AIorK4wbjEYJRKcDVIeP8SK7F7wXnC30UNut6dhczjjSUU03nGnWEEgJkIImdPsYxJzc-SNpzeLb1Z0

Compartilhar