Comitê de Enfrentamento à COVID-19 se reuniu para debater atual cenário epidemiológico com aumento nos casos da doença

27 de janeiro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Os membros do Comitê de Enfrentamento à COVID-19 de Três Lagoas, voltaram a se reunir nesta quarta-feira (26), para debater o atual cenário no Município com o aumento recente no número de casos de Covid-19 e Influenza H3N2.

A presidente do Comitê Angelina Zuque destacou o aumento expressivo de casos de Covid-19 em Três Lagoas durante o mês de janeiro, cerca de 3166 casos em relação aos meses anteriores, provavelmente associado a variante Ômicron que é de alta transmissibilidade.

O diretor do hospital, Marco Calderon, informou que neste momento a lotação da UTI/SUS é de 100% (10 leitos) e 04 pacientes internados na enfermaria, dizendo “estar preocupado com o aumento repentino dos casos nos últimos dias, pois até então a média de internação era de 3 casos”.

O médico da Família e Comunidade e da equipe de Vigilância Epidemiológica da SMS, Vinícius de Jesus Rodrigues Neves, pontuou que além do aumento da demanda nas unidades de saúde e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), existem muitos profissionais que atuam na linha de frente no enfrentamento à Covid-19 e Influenza A sendo afastados do serviço por estarem contaminados. 

O médico ainda alertou para os casos de pessoas infectadas que não cumprem o isolamento domiciliar colaborando desta forma para a transmissão da doença.

Elaine Furio, Secretária Municipal de Saúde, falou sobre o atendimento nas unidades de saúde e que o Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, presente no município nesta data prorrogou os exames no corpo de bombeiros até o final de fevereiro em razão do aumento do número de casos, pois estava previsto anteriormente até o final de janeiro.

Diante destas informações epidemiológicas, entre os assuntos discutidos na reunião foram feitas as seguintes recomendações: 
– Intensificar as ações de prevenção como o uso de máscaras, distanciamento, higienização das mãos com álcool em gel;
– Intensificar a campanha de vacinação para otimizar a cobertura vacinal,
– Divulgar a importância do isolamento domiciliar e a necessidade de manter distanciamento para evitar a transmissão da Covid-19;
– Fiscalizar domicílios dos casos positivos/contatos que não cumprem o isolamento domiciliar;
– Solicitar sugestões e apoio dos setores empresariais para contribuir com a diminuição da transmissão da doença;
– Encaminhar ofícios, nota técnica, normativas e orientações sobre afastamento do trabalho e outros para o Ministério do Trabalho, Sindicatos e Empresas;
– Descentralizar o comunicado de afastamento das atividades laborais por síndrome gripal, resultado confirmado de Covid, para profissionais que realizam os testes nas unidades de saúde, laboratórios e farmácias.

uc?export=download&id=1-cRBwqxrk3H3ddufPhHbusrsLIUmVV38&revid=0B5eNSletlMHQQlZBTUhwclEwOGJWaVREeU5yMDZoOTF2SGc4PQ

Compartilhar