Como elaborar um currículo estratégico?

19 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
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Especialista destaca 7 elementos fundamentais para atrair a atenção dos recrutadores

São Paulo, 19 de Setembro do ano 2022 –  As segundas e terças-feiras, das 15h às 16h, concentram o maior volume de publicações de vagas de emprego e avaliações de currículos por recrutadores. A constatação é de um estudo recente produzido e divulgado pela Vagas.com, empresa de soluções tecnológicas de recrutamento e seleção. 

De acordo com o levantamento, as segundas e terças são os dias da semana com maior divulgação de oportunidades de trabalho, com 41% do total. Também são os dias que as empresas mais utilizam para abertura dos currículos (45,8%). Ambas as atividades, segundo o estudo, são realizadas com maior frequência das 15h às 16h (22,1%). Para concorrer a uma vaga é preciso, antes de tudo, ter um currículo estratégico. Mas, como elaborar um que atraia o interesse dos recrutadores?  

“O currículo é uma espécie de cartão de visitas, com a finalidade de apresentar o profissional à empresa, promover suas qualificações e gerar o convite para uma entrevista de emprego”, explica a consultora de carreiras Karine Camuci, fundadora da consultoria especializada em recolocação profissional Você Empregado

“Criar um currículo claro, objetivo e personalizado à vaga em questão é fundamental para colocar um candidato à frente dos demais em um processo seletivo. Os recrutadores costumam analisar e fazer a triagem em questão de segundos. Concisão, nessas horas, é imprescindível”, recomenda. 

A especialista destaca 7 elementos importantes na hora de elaborar um currículo estratégico:

#1 – Adequação – O profissional precisa “adaptar” o currículo para cada vaga a qual se candidata. Significa dizer que as informações descritas devem ser verdadeiras e, no mínimo, “compatíveis” com o emprego em oferta;

#2 – Experiência – É importante que as experiências informadas sejam consistentes e relevantes para a oportunidade em questão. O candidato precisa deixar claro como agregou valor e qual foi a sua contribuição para o êxito de projetos;

#3 – Competências – As competências adquiridas em empregos anteriores, desde que adequadas à vaga, devem ser incluídas no currículo. Elas “complementam” a experiência e devem ilustrar a aptidão do profissional para a vaga ofertada;

#4 – Resultados – Os recrutadores gostam de ver resultados. Nesse sentido, se o candidato alcançou metas é válido descrevê-las, por exemplo, em montantes ou porcentagens, de forma sucinta;

#5 – Educação – Também vale destacar certificados e diplomas relevantes, desde que compatíveis com os critérios de seleção; 

#6 – Visual – O layout precisa ser claro e consistente, contendo apenas um tipo de fonte. Recursos como negrito ou itálico podem e devem ser usados, mas apenas para destacar informações específicas;

#7 – Coerência – O candidato deve criar uma ordem cronológica coerente, sem lacunas ou inconsistências, em relação às responsabilidades que desempenhou ou realizações que obteve.

Você Empregado – É uma consultoria de recolocação profissional que presta os serviços de criação, reestruturação e revisão de currículo; revisão de perfil no LinkedIn; preparo e simulação para entrevista de emprego; além de orientação profissional para planejamento, desenvolvimento ou transição de carreira. Com atendimento personalizado, a Você Empregado orienta os serviços para as necessidades individuais de cada cliente.

“A Você Empregado nasceu com o objetivo de ajudar profissionais a se recolocar no mercado de trabalho. Os conhecimentos que adquiri por meio de muita pesquisa, treinamentos e aplicação na minha própria carreira estão ajudando profissionais das mais diversas áreas a conseguirem um novo emprego. Em um país como o Brasil, no qual os índices de desocupação são indecorosos, vejo o meu trabalho como carregado também de um propósito social”, finaliza Karine Camuci. 

Saiba mais: https://voceempregado.com.br/

Por Higor Gonçalves


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